terça-feira, 29 de Janeiro de 2013 12:42h Agência Minas

Estado capacita municípios da RMBH a realizarem seus planos de saneamento básico

Representantes de 48 cidades participam de uma capacitação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana

Os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Colar Metropolitano vão dar o primeiro passo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico nesta quarta-feira (30). Para isso, representantes de 48 cidades do entorno da capital mineira participam de uma capacitação promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). O encontro será realizado na Cidade Administrativa Tancredo Neves (Plenária do 9º andar Edifício Gerais) a partir das 9h.

O Governo de Minas é o primeiro no país a apoiar a realização do planejamento do saneamento de suas cidades. As ações estabelecidas no plano deverão ser cumpridas até 2014, como pré-requisito para que o município consiga a liberação de recursos, do Estado e da União, destinados a ações como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos entre outras.

Durante o evento, os gestores municipais vão ter a oportunidade de conhecer a metodologia dos planos municipais e serão orientados a desenvolver ações e estabelecer metas para formulação de políticas efetivas de saneamento básico. As capacitações, realizadas em parceria com o Ministério das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tiveram início em agosto de 2012, na região Norte, e já passaram pelas regiões Noroeste do Estado e Campo das Vertentes. A previsão que todos os municípios do Estado sejam capacitados até julho deste ano.

Serviço:

Capacitação dos municípios do colar metropolitano para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico

Data: 30 de janeiro de 2013 (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: Cidade Administrativa Tancredo Neves (Plenária do 9º andar Edifício Gerais)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.