sexta-feira, 31 de Julho de 2015 13:28h

Estado fortalece compromisso com a área pedagógica e anuncia novas nomeações

Dos 7.408 profissionais nomeados na rede estadual de ensino, 6.571 professores e especialistas vão atuar na área pedagógica das escolas

Foi publicada na edição do jornal Minas Gerais desta sexta-feira (31/7) a lista com as nomeações de 1.400 profissionais aprovados em concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Este é o quinto lote de nomeações feitas pela atual gestão do Governo de Minas Gerais. Desde o início do ano, foram nomeados 7.408 profissionais para atuarem na educação básica da rede estadual de ensino.

De acordo com o subsecretário de Recursos Humanos da SEE, Antonio David de Sousa Junior, do total de nomeações, a maioria está relacionada à área pedagógica. “São 6.996 profissionais para atuarem nas escolas. Destes, 5.998 são professores e 573 especialistas, totalizando 6.571 servidores. Com foco nestes servidores, nós queremos reforçar e ampliar a capacidade da escola naquilo que é essencial: avançar no processo educacional, além de construir condições para que consigamos aprimorar o que já fazemos e, assim, avançar na redução das desigualdades educacionais”, destaca.

As demais 837 nomeações são para atuação na área técnico administrativa das escolas, Superintendências Regionais de Ensino e Órgão Central. Para o mês de julho, estava prevista, conforme acordo firmado com os profissionais da educação, a nomeação de 1.500 aprovados no concurso. Porém, o quinto lote trouxe a relação de 1.400 aprovados.

“Para completar esse quinto lote falta a publicação da nomeação de 100 Técnicos da Educação (TDE), anteriormente chamados de Assistente Técnicos Educacionais (ATE). Com a Lei 21.710, de 30 de junho de 2015, houve essa mudança da nomenclatura, o que exigiu uma adequação no sistema informacional. Essa adequação não foi feita a tempo hábil de possibilitar a publicação desse grupo de aprovados. Essas 100 nomeações sairão, seguramente, na semana que vem, completando as 1.500 nomeações previstas para este quinto lote”, explica Antonio David de Sousa Junior. Com isso, serão 7.508 nomeações desde o início da atual gestão.

O compromisso assumido pela atual gestão estabelece a nomeação de 15 mil profissionais aprovados a cada ano. A meta é concluir a gestão, em 2018, com a nomeação de 60 mil profissionais e, com isso, garantir que ao menos 60% dos servidores do quadro sejam efetivos.

Exame médico pré-admissional

Uma vez publicada a nomeação, o aprovado deve submeter-se a exame médico pré-admissional, a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Clique aqui para conferir as datas e os horários.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.