quarta-feira, 9 de Dezembro de 2015 09:14h Agência Minas

Estado inicia estratégia para fortalecimento dos territórios mineiros em desastres e situações de risco

Gabinete Militar iniciou processo de atualização logística de frotas aéreas e terrestres da Defesa Civil Estadual. É a primeira etapa de amplo projeto, a ser lançado em 2016

O Gabinete Militar de Minas Gerais iniciou o primeiro projeto para a implementação do programa Minas Mais Resiliente. A estratégia, prevista no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, surge com a proposta de reduzir substancialmente os riscos de desastres e perdas de vida, entre outros eixos.

O passo inicial foi dado, no início deste mês, com a abertura dos processos de compra de duas aeronaves de asas rotativas (helicópteros) multimissão, dois caminhões tipo tanque abastecedor de aeronaves, dois caminhões tipo baú para transporte de material para assistência humanitária e duas viaturas Auto Bomba Tanque. Trata-se de um reforço no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em âmbito estadual, coordenado pelo Gabinete Militar do Governador (GMG).

De acordo com o chefe do Gabinete Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Helbert Figueiró, esta etapa consiste em um projeto de ação de uma série prevista para a construção do programa Minas Mais Resiliente.

"A primeira frente preparatória para o programa é, justamente, essa atualização logística das frotas terrestre e aérea", explica. "Na sequência, teremos continuidade com outras ações de fortalecimento, como o treinamento das coordenadorias municipais de Defesa Civil, reequipamento das principais coordenadorias do estado, entre outros projetos", aponta.

Os interessados em participar da licitação por menor preço podem enviar propostas comerciais até às 9h15 do dia 14 de dezembro (segunda-feira), por meio do Portal de Compras MG (www.compras.mg.gov.br). No site, também estão disponíveis os editais com todo o detalhamento técnico dos processos. A abertura da sessão ocorrerá, no mesmo dia (14/12), às 9h30.

 

Minas Mais Resiliente

O programa Minas Mais Resiliente, incluído no PPAG 2016-2019, tem como propósito geral preparar os municípios para maior capacidade de resistência a eventuais desastres, como seca, alagamentos, entre outras situações de risco. "Ele se desenvolve através do fortalecimento da resposta", enfatiza o chefe do GMG.

O lançamento do programa será feito pela Defesa Civil Estadual, em 2016, já em sua fase de execução. Para a sua implementação, serão investidos R$ 6 milhões, com recursos provenientes do BNDES.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.