quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011 00:00h

Estado lança novo site de combate a dengue

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, na mesma cerimônia de homenagem ao estudante divinopolitano Gabriel Miranda da Silva, considerado o Garoto Força Tarefa, lançou o site www.guerracontraadengue.com.br e relançou ainda o Dengue Ville, aplicativo instalado no Orkut, que foi sucesso da rede com mais de um milhão de usuários.

Na solenidade estiveram presentes representantes da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis e da Vigilância Ambiental, através do coordenador Wanderson Teixeira que esteve representando a diretoria da Vigilância em Saúde de Divinópolis.

A iniciativa da criação do site surgiu da necessidade de desenvolver ações de mobilização social também na plataforma digital, considerando os índices alarmantes que a doença vem atingindo em todo o país e ao gradativo crescimento da epidemia em Minas Gerais. A estratégia é usar o site para formar uma base de comando através do alistamento. O avanço da tropa e a implementação de forças tarefas serão feitas por meio das mídias sociais (Orkut, Facebook e Twitter). Os outros meios de comunicação também serão usados como mídias de apoio.

O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ressaltou a satisfação em contar com tantas parcerias e a repercussão da ação do governo de Minas de combate ao mosquito da dengue, que nas primeiras semanas de janeiro já apresentou uma melhora no quadro de casos, se comparados com o mesmo período de 2010.

Nós estamos saindo do foco do meramente informar, pois nossas campanhas estavam focadas nisso. Essa é mais uma estratégia de mobilização, dado o enorme fenômeno que se constitui as redes sociais no Brasil com 80 milhões de usuários na internet, cerca de 60% fazendo uso das redes sociais. Nós estamos buscando estas estratégias de mobilização nas redes sociais salientando os aspectos lúdicos, do Dengue Ville, aspectos de premiação, incentivando as pessoas a entrarem nesta guerra e relatarem suas experiências, sem nunca perder a linha que nós estamos que é a de nos estamos em Guerra Contra a Dengue. Em uma guerra todos tem um papel a cumprir e queremos que todos participem deste esforço!, ressaltou o secretário.

Antônio Jorge explicou que o Dengue Ville foi um sucesso muito grande, mas foi necessário retira-lo do ar por um pequeno período para que não pudesse entrar em conflito com a legislação eleitoral. O garoto Gabriel, de Divinópolis, que foi homenageado durante a cerimônia, aproveitou os computadores disponíveis e foi logo experimentando o Dengue Ville. “Agora estou louco para minha mãe colocar internet em casa para que eu possa joga-lo todos os dias!” afirmou.

O site apresenta uma parte institucional e é dividido por sessões como; por que se alistar, como combater, aliados, unidades de saúde, próximos combates, depoimentos de guerra e o blog. Lá, ainda é possível saber, através de cadastro, quais os postos de atendimentos mais próximos da residência do internauta, além de um chamado em vídeo do secretário de saúde, Antônio Jorge, e informar onde a força tarefa irá passar nos próximos dias. “Quando as pessoas se alistam no site, o próprio site já busca nos contatos das redes sociais desta pessoa, com sua autorização, e informam aos seus amigos que ele também está participando desta guerra. Isso faz parte da multiplicação da informação e do chamamento das pessoas para entrarem nesta guerra. Essa é nossa aposta!, destaca o secretário.

Outra novidade apresentada foi também a futura inclusão do mesmo aplicativo no Facebook, já que o Orkut, apesar de ser a maior rede social do Brasil e responsável pela popularização do segmento, sofreu significativa queda nos acessos. Esses internautas possivelmente migraram para o Facebook que tem surpreendido com números positivos, e teve os usuários duplicados no Brasil de 2009 para 2010.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.