sábado, 19 de Outubro de 2013 07:44h

Estados nordestinos recebem máquinas do PAC 2 para minimizar efeitos da seca

Mais 86 máquinas foram doadas pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), nesta sexta-feira (18). Os estados do Piauí e da Paraíba receberam caminhões do tipo pipa e caçamba para o enfrentamento dos efeitos da estiagem em 86 munic

Mais 86 máquinas foram doadas pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), nesta sexta-feira (18). Os estados do Piauí e da Paraíba receberam caminhões do tipo pipa e caçamba para o enfrentamento dos efeitos da estiagem em 86 municípios localizados na região semiárida dos estados. Somadas as duas entregas, o Governo Federal investiu cerca de R$ 47,5 milhões.

No Piauí, foram 30 caminhões-pipa e 17 caminhões-caçamba. O delegado federal do MDA no estado, Pedro Calisto, afirmou que a comemoração foi grande com a chegada dos veículos. “Todos ficaram felizes, os prefeitos já estão querendo mais”, brincou. No estado, não chove significativamente há três anos.
“Todos estão sofrendo com a estiagem. Se chover, vai ser só a partir de dezembro. As prefeituras vão usar os caminhões-pipa, por exemplo, para fazer açudes, para ter onde acumular água quando isso acontecer”, disse.

Na Paraíba, essa já é a sexta entrega de máquinas – dessa vez, foram 39 caminhões-pipa. Segundo a delegada federal do MDA local, Giucélia de Figueiredo, a estiagem ainda fragiliza os municípios.

“Os munícipios que vão receber os caminhões estão situados na área mais castigada pela estiagem. Atualmente, as prefeituras alugam caminhões para ter acesso à água para consumo humano e para utilização na agricultura. Agora, com os caminhões do MDA, não precisarão mais ter esse gasto”, comentou.

PAC 2 nos estados

O estado do Piauí ainda espera receber mais 411 equipamentos até o ano que vem. Já os paraibanos têm mais 437 máquinas, no total, para serem entregues. Até 2014, os dois estados somarão dois milhões de moradores do campo contemplados pelas benfeitorias das máquinas do PAC 2.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.