sexta-feira, 19 de Outubro de 2012 16:34h Gazeta do Oeste

Estiagem prolongada compromete lavouras de verdura e legume em MG

A estiagem prolongada compromete as plantações de verdura e legume em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Não chove há meses na região. Mesmo quem tem sistema de irrigação produz menos para poupar o que resta da água.
Há 20 anos, o agricultor João Simael Ferreira tira o sustento da família na pequena propriedade de cerca de dez hectares na zona rural de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Ele cultiva cerca de 10 variedades de hortifruti. Nesta época do ano, o que garante a renda é o cultivo de vagem e tomate. Mas a produção caiu consideravelmente por causa da estiagem. Há oito meses não chove na região. O agricultor faz irrigação por gotejamento para manter a produção dos canteiros.
Em outra propriedade, cinco irmãos trabalham juntos para amenizar as perdas provocadas pela estiagem na lavoura de tomate. Em tempos de boa colheita eram necessários três caminhões para carregar a produção da família. Hoje, apenas um caminhão é suficiente.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.