quinta-feira, 2 de Abril de 2015 13:31h

Estudantes de Publicidade e Propaganda da PUC visitam Mateus Leme e conhecem o projeto da Prefeitura que venceu prêmio do Sebrae de incentivo ao empreendedorismo

Reconhecido pela Fundação João Pinheiro e pelo Sebrae como o principal projeto de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico do estado de Minas Gerais, em 2014

Reconhecido pela Fundação João Pinheiro e pelo Sebrae como o principal projeto de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico do estado de Minas Gerais, em 2014, o programa Desenvolver, da Prefeitura de Mateus Leme, se transformou em tema de pesquisa para alunas do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-MG. Nesta quarta-feira, as estudantes do 8º período, Luiza Reis, Larissa Assis e Isla Marinho, estiveram no município e puderam conhecer de perto e melhor as estruturas do projeto que reconduziu os esforços da administração pública para a fomentação da atividade industrial no município.

O conceito geral e as bases do programa foram apresentados pelo secretário municipal de Administração, Marcus Júnior Diniz, um dos idealizadores do projeto ao lado do prefeito Marlon Guimarães, que ficou honrado com a visita. “Para nós, da Prefeitura de Mateus Leme, somente a indicação para esta pesquisa é sinal de reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos últimos anos em prol do desenvolvimento do município”, afirmou o secretário. “Estamos felizes em poder compartilhar nossas experiências que deram certo e reforçar a seriedade na condução da administração pública em nossa cidade”, completou.

As respostas que as estudantes vieram buscar vão responder a perguntas que englobam a relação que existe entre o empreendedorismo e a inovação. “É um tema instigante. E, para nós desafiador. Escolhemos mostrar a realidade do poder público, pelo qual temos grande interesse, inclusive o de acompanhar a tendência do setor para os próximos anos”, analisou a estudante Isla Marinho.

Isla disse ainda que ficou sabendo das estratégias do município para fomentar o empreendedorismo através da mãe, que trabalha no Sebrae. “Quando surgiu o trabalho, minha mãe me disse a respeito do município de Mateus Leme, que representou o estado em Brasília, na etapa nacional do prêmio Prefeito Empreendedor. Então, não tivemos dúvidas sobre nossa vontade de conhecer o projeto e poder transformá-lo em base para nossa pesquisa”, concluiu.

Assim como as estudantes que conheceram o projeto esta semana, relembre também porque o município foi destacado pelo Sebrae.

Conheça o projeto

Através do programa “Desenvolver”, implantado em 2010, a Prefeitura criou mecanismos para a formalização da atividade comercial e empresarial no município. Em cinco anos de atividades, o projeto cresceu, se fortaleceu e transformou em um dos pilares que colocam o município de Mateus Leme entre os que mais oferece condições e vantagens aos empresários e microempreendedores individuais. O programa, lançado junto com a reativação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico é responsável por acompanhar e orientar o investidor em todos os passos para a abertura de uma empresa. O trabalhador que está à procura de emprego também recebe incentivos para se colocar no mercado de trabalho.

Nos três primeiros anos do projeto, 85% das empresas solicitaram e conseguiram o alvará definitivo para funcionamento legal, o município criou e aprovou a Lei Geral da Micro Empresa que regulamentou o tratamento jurídico diferenciado às empresas de pequeno porte e microempreendedor individual, investiu na criação de um parque industrial com área de 102 mil m², onde já estão instaladas 12 empresas de médio e grande porte e oito prestadoras de serviços, além de promover a abertura de uma agência SINE e a instalação de uma unidade do SENAI, que será inaugurado este ano.

E não foi só isso, a Prefeitura também fomentou o conhecimento. Lançou a cartilha “Como vender ao município de Mateus Leme” contendo informações para que as empresas instaladas no município sejam fornecedoras da administração, fomentando a economia local e criando maneiras de fazer com que as finanças do município se mantenham em Mateus Leme; realizou o 1º Fórum de Desenvolvimento Municipal com foco na indústria e no comércio, promovendo a interatividade entre a classe fomentadora do desenvolvimento local e a Prefeitura; e, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Mateus Leme (ACIAPS), criou a “Sala do Empreendedor”, local de suporte aos novos empresário, onde eles podem receber orientações técnicas e até consultorias.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.