terça-feira, 20 de Janeiro de 2015 11:11h

Estudantes mineiros têm até quinta-feira para participar do Sisu

Minas Gerais está entre os estados com o maior número de vagas oferecidas. Nesta primeira etapa, a Uemg oferece 2.889 vagas

Estão abertas, até a próxima quinta-feira (22), as inscrições para a primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema informatizado, criado pelo Ministério da Educação, centraliza as oportunidades de vagas em instituições públicas de ensino superior e as distribui a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em todo o país, são disponibilizadas mais de 205,5 mil vagas em 5.631 cursos, com 128 instituições públicas de ensino superior, entre universidades estaduais, federais e institutos tecnológicos. Do total de vagas, 40% (82.879) estão direcionadas àqueles jovens que estudaram durante todo o ensino médio em escolas públicas e, com isso, são considerados pela Lei de Cotas para o Ensino Superior.

Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de instituições cadastradas (18) nesta primeira etapa do Sisu, atrás apenas do Rio de Janeiro (19). O número de municípios atendidos, por sua vez, é isoladamente o maior do Brasil, com um total de 65. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (52), Paraná (36) e São Paulo (25). No Estado, são ofertadas 24,9 mil vagas em 754 cursos, ligados a 18 instituições públicas de ensino.

“A oferta de vagas vai muito além da extensão territorial. Minas Gerais possui um número importante de centros de ensino. Além disso, o percentual de vagas oferecidas também cresceu em 2015. Esses são alguns dos fatores que colocam o nosso estado entre os primeiros na lista de vagas oferecidas”, ressalta o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é o destaque da rede estadual no Sisu, com quase 2.900 vagas disponibilizadas, com abrangência às regiões do Triângulo, Sul de Minas, Central, Centro-Oeste e Zona da Mata. Em 2014, foram apenas 427 vagas.

“O aumento expressivo no número de vagas está ligado a dois fatores importantes: o primeiro deles porque houve um aumento de 25% para 50% no número de vagas oferecidas em toda a rede. Além disso, foram absorvidas sete instituições de ensino em 2014, o que aumentou o campo de atuação da UEMG. São unidades nas cidades de Campanha, Carangola, Diamantina, Ituiutaba, Passos, Ibirité e Divinópolis”, explica o secretário.


A imagem a seguir mostra os municípios mineiros atendidos pela Uemg, por região, nesta edição do Sisu. Confira, neste link, em detalhes, os cursos e vagas oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.