terça-feira, 17 de Maio de 2016 12:18h Agência Minas

Expocafé apresenta inovações para a cafeicultura em evento no Sul de Minas

Simpósio, minicursos e dinâmica de campo integram a programação que acontece na cidade de Três Pontas

O público da 19ª edição da Expocafé poderá participar dos minicursos e estações de campo que integram a programação da feira, que vai de 8 a 10 de junho, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Três Pontas, no Sul de Minas.

Serão 12 minicursos, ministrados por pesquisadores da Epamig e professores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), no pavilhão tecnológico da Expocafé, com temas voltados para a cafeicultura, além de degustação comentada de azeite de oliva e vinho.

 

 

 

Já na Dinâmica de Campo, realizada nos dias 8 e 9 de junho, a Epamig irá apresentar em três estações, instaladas na lavoura cafeeira do Campo Experimental, com os temas: cultivar de café Aranãs, monitoramento e controle da ferrugem do cafeeiro, do bicho mineiro e da broca do cafeeiro.  As inscrições para os minicursos e dinâmica de campo são gratuitas e devem ser feitas no local.

De acordo com o presidente da Epamig, Rui Verneque, a disponibilização dos cursos e as dinâmicas de campo vão ao encontro do objetivo maior da empresa que é a difusão e transferência das tecnologias. "A cafeicultura é um dos principais programas de pesquisa e produtos de Minas Gerais, e a Expocafé é uma oportunidade de ampla projeção das informações tecnológicas geradas aqui para todo o país", pontua ele.

 

 

 

Simpósio de Mecanização

No dia 7 de junho, a programação terá início com o 7º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, na Tenda de Eventos da Expocafé. O evento, que reúne pesquisadores, professores, técnicos, produtores e estudantes, terá como tema desta edição "Manejo para a cafeicultura de precisão".

Serão oito palestras com assuntos relacionados à gestão da informação do campo, potencial das novas cultivares de café, manejo mecanizado e sustentável da lavoura de café, além de inovações em colheita mecanizada. As inscrições para o 7º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira serão feitas no local e custam R$ 100 para profissionais e R$ 50 para estudantes (com apresentação da carteira).  Informações: (35) 3829-1194.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.