segunda-feira, 15 de Abril de 2013 12:09h ASCOM Universidade Federal de São João Del Rei

Exposição celebra aniversário e história do Centro Cultural

Abertura acontece no dia 18 de abril, às 20h

Entre os anos de 1999 e 2000, estava estampada nos jornais de São João del-Rei a criação do Centro Cultural Risoleta Neves, da então denominada Funrei, hoje UFSJ, que tinha como diretor executivo o professor Mário Neto Borges. Da autorização do Ministério da Cultura, passando pelas obras no Solar da Baronesa, até a inauguração, a notícia repercutia pela cidade. O dia 28 de abril de 2000 marcou a inauguração. Treze anos depois, no período de 18 de abril e 12 de maio, o Centro Cultural revive um pouco dessa trajetória através de exposições de obras de arte do acervo da UFSJ.

A importância desta exposição, explica Alfredo da Costa Bastos, chefe do Setor de Projetos Artísticos e Culturais (Sepac-Proex), é "mostrar à população são-joanense e da região a variedade e a qualidade dos trabalhos artísticos que são expostos no Centro Cultural da UFSJ". Alfredo lembra que as obras, tanto as da região quanto as de outros Estados, "enriquecem e fomentam a agenda cultural de São João del-Rei, e comprovam o valor de divulgação de arte e cultura que o Centro Cultural possui."

Elizabeth Pereira da Silva, chefe do Setor de Atividades Artísticas e Culturais à época da criação, explica que, ao longo dos 13 anos de Centro Cultural, "fomos, aos poucos, criando a rotina, exibindo filmes, promovendo exposições". A cada exposição, o Centro recebia como doação uma obra. "Com isso, hoje temos um bom acervo, tanto de artistas renomados quanto de artistas que estavam surgindo", complementa Elizabeth. Hoje, os novos desafios são ampliar o alcance e profissionalizar os serviços, explica o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Henrique Caetano. Recentemente, o Centro adquiriu som ambiente para a galeria e equipamentos novos para a sala de multimídia. O elevador, pensado para acessibilidade, aguarda apenas o aval técnico para liberação. Um novo projeto de iluminação está em andamento e há planos de licitar um café cultural.

Para acompanhar a programação do Centro, acesse www.ufsj.edu.br/centrocultural

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.