segunda-feira, 2 de Junho de 2014 11:05h

Exposição Estadual Agropecuária começa nesta terça-feira em BH

Além dos animais e leilões, exposição terá minifazenda para crianças e visita monitorada para estudantes

O Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, se prepara para receber a 54ª Exposição Estadual Agropecuária, que terá início na próxima terça-feira (03/06), a partir das 8h, com entrada gratuita. As estruturas já estão sendo montadas para receber cerca de 1.500 animais de 10 raças entre bovinos de corte e leite e equídeos de propriedade de criadores de Minas e de outros estados, que participarão de julgamentos e leilões. Os visitantes poderão ver na exposição os bovinos de leite e corte e os equídeos: árabe, campolina, jumento pêga, mangalarga marchador, pampa e os pôneis.

Minifazenda para crianças de todas as idades

A minifazenda é outra grande atração da Exposição Agropecuária, que atrai atenção de todos os públicos, principalmente as crianças. Espaço lúdico e de interação, nela as crianças podem tocar nos pequenos animais e, em alguns momentos, alimentá-los com mamadeiras e verduras, sempre com o acompanhamento de monitores.

Desta vez virão 60 animais entre minicabras, ovelhinhas, bezerrinhos, pequenos búfalos, minivacas e pôneis. Segundo uma das responsáveis pela minifazenda, Heloísa Magalhães, a minifazenda tem o objetivo de fazer com que as crianças tenham contato direto com o mundo rural e conheçam as maravilhas que a natureza nos oferece e esse contato provoca mudanças nas pessoas: “As crianças entram em êxtase, o brilho nos olhos, o sorriso e a alegria que elas emanam sensibiliza a todos. Isso faz da minifazenda um lugar iluminado”, afirma.

A ordenha interativa, sempre feita às 9h e 17h, é fantástica, o público participa muito e sai de lá sabendo um pouco sobre a lida no meio rural, o que reforça o slogan da Faemg: “Você já se alimentou hoje? Agradeça ao produtor rural”. A minifazenda também tem caráter didático. De hora em hora serão oferecidas ao público infantil palestras animadas sobre os 23 derivados do leite”, diz Heloísa.

Visitas de estudantes

O Programa Agrotour vai realizar novamente, durante a exposição, visitas monitoradas nas quais alunos de escolas públicas e particulares, incluindo estudantes especiais, visitarão a minifazenda. Aliado a isso, os escolares participarão de um tour por todos os ambientes do parque, onde conhecerão um pouco sobre o meio rural e sobre as diversas raças de animais presentes à feira. Nesta edição o programa pretende levar à exposição cerca de 3 mil alunos de escolas de Belo Horizonte e Contagem.

“Esta é a quarta vez que o programa participa da Exposição Agropecuária e esperamos repetir o sucesso das edições anteriores. É gratificante ver o encantamento dos alunos com os animais, principalmente porque muitos deles têm nessa visita à minifazenda e ao parque a primeira oportunidade de conhecer de perto um animal”, relata Isabel Gonçalves, relações públicas e proprietária da Agrotour.

A 54ª. Exposição Estadual Agropecuária é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e sistema da Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Faemg). A entrada é gratuita. Mais informações: www.exposicaoagropecuariamg.com.br.

Serviço

54ª Exposição Estadual Agropecuária

Data: 3 a 8 de junho de 2014 - Horário: 8h às 21h

Local: Parque de Exposições da Gameleira – Belo Horizonte - MG

Entrada gratuita

Informações: (31) 3334.5822 – R. 413 / Rose de Oliveira: (31) 9694.1967

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.