terça-feira, 19 de Novembro de 2013 10:25h

Exposição “Musas” pode ser conferida até domingo no Circuito Cultural Praça da Liberdade

Esculturas de Leopoldo Martins estão distribuídas nos jardins do Palácio da Liberdade, no Memorial Minas Gerais Vale e no Museu das Minas e do Metal

Quem ainda não conferiu de perto a exposição “Musas”, do artista plástico belo-horizontino Leopoldo Martins, deve se programar para vê-la de perto até o próximo domingo (24). São 55 esculturas de bronze patinado, com tamanhos que variam de 50 centímetros a três metros de altura. As obras podem ser contempladas nos jardins do Palácio da Liberdade e do Memorial Minas Gerais Vale, bem como no hall de entrada do Museu das Minas e do Metal. A entrada é gratuita.

“Musas” é a primeira exposição a ocupar os jardins do Palácio da Liberdade, onde estão grande parte das esculturas. “A exposição se adequa perfeitamente à proposta do Circuito Cultural Praça da Liberdade, que é a democratização da cultura. Receber as obras de um artista tão renomado quanto o Leopoldo, e em vários espaços simultaneamente, é mais um presente para Belo Horizonte”, registra a gerente executiva do Complexo, Cristiana Kumaira.

Esta é a primeira vez que Leopoldo Martins expõe em BH após três anos apresentando trabalhos no exterior. A última mostra realizada na Capital foi a “Memória Animal”, em 2009, no Museu Inimá de Paula. Desde então promoveu exposições em outros países, como China, Estados Unidos, França e Inglaterra.

Leopoldo Martins é conhecido pelas belas esculturas de animais, principalmente dos felinos, e dessa vez investiu nas silhuetas femininas. “Neste novo trabalho, congelo os movimentos e posições explorando uma simplicidade proposital, sintetizando naturalmente as formas tridimensionais da mulher. Estou muito feliz em poder mostrar esta nova série de esculturas no Circuito Cultural Praça da Liberdade, palco de grandes momentos da história de Minas Gerais e, hoje, um dos mais importantes circuitos culturais do país”, destaca.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.