quinta-feira, 4 de Agosto de 2016 12:54h Rosa Arrais Comunicação

Fab Lab Newton realiza nova etapa do Desafio Maker durante a Mostra Inova Minas FAPEMIG 2016

Desafio pretende formar, até o fim de 2016, mil pessoas para operar as ferramentas do laboratório; Cem delas serão capacitadas entre os dias 5 e 7 de agosto.

Uma nova etapa do Desafio Maker, promovido pela Newton com o objetivo de capacitar mil pessoas até o final do ano para operar máquinas em seu Fab Lab, acontecerá entre os dias 5 e 7 de agosto, na Mostra Inova Minas FAPEMIG 2016, em Belo Horizonte.

Na ocasião, serão realizadas quatro atividades e qualquer pessoa que estiver na Mostra poderá participar. A primeira ensinará como pensar e criar soluções e estratégias para realizar tarefas propostas pelos monitores do Fab Lab. A segunda e a terceira atividades irão demonstrar como funcionam a impressora 3D e a máquina de corte em 2D e todos os participantes do Desafio Maker poderão desenvolver óculos de realidade virtual de baixo custo. 

“É muito gratificante participar da Mostra Inova Minas FAPEMIG e realizar mais uma etapa do Desafio Maker, que capacitará os cem participantes mais engajados. A primeira fase do desafio aconteceu nos dias 28 e 29 de julho, em parceria com o Movimento Maker Minas, e capacitou 14 pessoas”, diz Jan Diniz, coordenador do Fab Lab Newton.

A Mostra Inova Minas FAPEMIG 2016 é uma iniciativa do Governo de Minas, desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Anualmente, reúne diversos projetos de inovação realizados por instituições do Estado. O evento tem como principal objetivo aproximar o público do que vem sendo feito por indústrias e instituições de pesquisa. É o caso do Fab Lab, laboratório onde as pessoas podem criar soluções para os problemas de hoje e das cidades do futuro. “O Fab Lab Newton está cumprindo seu papel e se tornando a casa da inovação em Minas Gerais”, afirma o coordenador. Segundo ele, este tipo de desafio incentiva o participante a ter contato com as máquinas e suas infinitas possibilidades. “Queremos pessoas interessadas no universo no ‘faça você mesmo’”, finaliza Diniz.

 

Serviço: Mostra Inova Minas FAPEMIG 2016
Local: Circuito Liberdade, Belo Horizonte - MG
Data: 05,06 e 07 de agosto de 2016

Evento gratuito
Mais informações
http://inovaminas.fapemig.br/

 

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com sede em Belo Horizonte (MG), o Centro Universitário Newton Paiva oferece uma ampla oferta de cursos de graduação tradicional, tecnológica e a distância, e de pós-graduação, com nível acadêmico de alta qualidade - 80% do corpo docente formado por mestres e doutores. Conta com modernos laboratórios, centros e núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e programas de iniciação científica e extensão. Além da qualidade de ensino reconhecida e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênio e acordos com instituições educacionais internacionais. Veja mais em  newtonpaiva.br.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.