quinta-feira, 16 de Junho de 2011 11:56h Flávia Brandão

Fabiano Tolentino visita a China

Parlamentar irá visitar grandes eventos ligados à produção de café

Produção de café será assunto de debate em visita de Fabiano Tolentino à China


Parlamentar visita grandes eventos em busca de estímulo a exportação e novas tecnologias

 



Com o objetivo de debater a situação do café no estado de Minas Gerais, buscar novas alternativas para aumento da produção, novidades em tecnologia e até mesmo estimular a exportação do produto para a China, o deputado estadual Fabiano Tolentino (PRTB), vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir de hoje (16) estará participando da maior Feira de Café do Brasil na cidade de Três Pontas, sul de Minas Gerais, e em seguida viaja rumo a China, onde irá estar presente em Pequim, Shangai e Hangzhou participando de três grandes eventos que envolvem o produto, que é  o segundo na pauta de exportação de Minas Gerais.


De acordo com o deputado Tolentino, na Feira de Café, em Três Pontas, será promovida pela Comissão de Agronegócio da ALMG uma Audiência Pública com os produtores para discutir os principais problemas e avanços na produção e também a questão da exportação do produto em Minas e no Brasil. Após a feira, o parlamentar afirma que juntamente ao presidente da Comissão do Agronegócio, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC ) e  alguns produtores de café irá já embarcar rumo à China para participar em Pequim, da China International Coffe Industry Exhibition  2011, que acontece entre os dias 18 a 20 de junho. “É um convite muito importante do presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, direcionado à Comissão de Agronegócio para fazer esse elo de ligação entre China e  Minas Gerais, China e Brasil, através da porta de Minas Gerais para que a gente consiga exportar o café para a China. Lembrando que hoje Minas Gerais tem um  dos maiores PIBs do café no Brasil, são cerca de 100 milhões de reais por ano. Se conseguirmos  exportar  iremos aumentar o nosso PIB, o que é muito bom para a nossa economia. Se os chineses aprenderem a tomar café como os japoneses, não tenho dúvida que Minas Gerais passa a ser uma potência pela exportação de café para a China, porque é o pais mais populoso do mundo”, declarou o deputado.


Após a visita a Pequim, a comitiva segue para a Feira Shangai Expo, que acontece em Shangai entre os dias 22 e 23 de junho. Segundo Fabiano esse segundo encontro será oportuno para conhecer as novas tecnologias no que se refere a maquinários de produção. “Em Xangai, nós iremos verificar a situação da tecnologia, para trazer alguma coisa para o Brasil fazer esse intercâmbio. Visitaremos também algumas empresas na China” ressaltou o parlamentar.


A visita da comitiva se encerra com uma reunião no Ásia Packaging Center, em Hangzhou, que visa à formatação de parcerias entre Brasil e China no campo do agronegócio. “Fico muito feliz de ter recebido esse convite para poder participar dessa feira, dessa exposição internacional e temos certeza que agregaremos muito, tanto no nosso mandato e ainda mais para o lado econômico, principalmente do PIB mineiro, de modo a aumentarmos a produção do café mineiro exportando para China e sendo realmente um dos grandes fornecedores de café para os chineses”, finalizou. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.