sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2014 05:57h

Faop leva às ruas o programa Tapume+Arte e colore Carnaval de Ouro Preto

Tapumes conhecidos por proteger e isolar áreas de construções se transformam em arte no Carnaval de Ouro Preto.

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) leva ao Carnaval do município o programa Tapume+Arte, que transforma com cores, tintas e desenhos os tapumes instalados pela prefeitura para preservar o patrimônio e proteger os foliões durante o Carnaval. A ação é uma iniciativa de intervenção artística urbana que ressignifica a função de proteção que os tapumes exercem e envolve os trabalhos dos artistas, alunos e professores da Faop com a colaboração dos moradores da cidade na realização das pinturas.

O programa Tapume+Arte surgiu entre os anos de 2005 e 2006, durante a restauração da Casa Bernardo Guimarães, sede administrativa da Faop, visando instigar a comunidade de Ouro Preto a perceber que no local nasceria um importante centro cultural da cidade. Depois, a iniciativa se estendeu a outros pontos, como por exemplo, a antiga Santa Casa, serviu de inspiração inclusive para intervenções e oficinas em outros municípios. Desde 2007, o Tapume+Arte faz parte do Carnaval de Ouro Preto.

Neste ano, as intervenções acontecem em conjunto com os alunos do Formação em  Arte, Restauro e Ofícios (ARO) e seus professores. O programa conta com a parceria das escolas estaduais Dom Pedro II, Desembargador Horário Andrade e Dom Veloso, e também com as escolas municipais Padre Carmélio Augusto Teixeira, Professora Juventina Drummond e Isaura Mendes. Os tapumes estão instalados na Ponte dos Contos, no Centro, e no muro dos namorados, no bairro Rosário. A pintura acontece de 24 a 27 de fevereiro, de 9h às 18h e é aberta a todos interessados e comunidade de Ouro Preto.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.