terça-feira, 3 de Maio de 2016 13:14h Agência Minas

Fernando Pimentel discute pecuária mineira com criadores de gado Zebu em Uberaba

Governador esteve com a diretoria da ABCZ durante a realização da 82ª ExpoZebu

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, se reuniu nesta terça-feira (3/5) em Uberaba, no Território Triângulo Sul, com a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O encontro ocorreu durante a realização da 82ª ExpoZebu, que é considerada a maior feira do mundo de pecuária zebuína.

O governador foi recebido pelo presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, pelo vice-presidente da entidade, Gabriel Prata Rezende, e diretores da associação. Pimentel assistiu a um vídeo institucional sobre a feira e também conheceu produtos feitos por produtores rurais, como queijos e azeites.

 

 

 

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, a visita do governador à ExpoZebu reforça a importância do setor pecuário para a economia mineira. “Mostra o reconhecimento do governo de Minas Gerais em relação ao trabalho desenvolvido pela ABCZ há 82 anos. Especialmente neste momento, em que a situação econômica é difícil, o agronegócio é um dos poucos setores que está em crescimento. No ano passado, o PIB do agronegócio cresceu 1% e a perspectiva de crescimento para esse ano de 2016 é de 0,8% no estado”, afirmou.

Durante a realização da feira, que acontece até o próximo sábado (7/5), o gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) foi transferido simbolicamente para o Parque de Exposições Fernando Costa, local da exposição.

 

 

 

O PIB do agronegócio mineiro para 2016 está estimado em R$ 185,6 bilhões, o que representa 14% do PIB de Minas Gerais. A pecuária de leite e corte é responsável por mais de um quarto dessa participação. A tendência para este ano é de crescimento de 0,78% do PIB do agronegócio mineiro, em relação a 2015. Nos últimos dez anos, as exportações do agronegócio no Estado cresceram 70%.

Segundo o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, o encontro serviu para apresentar as principais ações da ABCZ e da pecuária mineira de modo geral. “O governo de Minas Gerais tem papel fundamental na pecuária, no nosso entendimento, de apoio inclusive às principais inovações tecnológicas”, resumiu.

 

 

 

A feira

Tradicional polo de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite produzidos no Brasil, a feira oferece, além de exposições, julgamentos de animais das raças zebuínas, leilões, shoppings, concurso leiteiro, dentre outras.

O tema deste ano é “genética capaz de mudar”. Três importantes eventos técnico-científicos também ocorrem durante a ExpoZebu: o 1º Fórum Brasil-Índia, a reunião da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação Nacional da Agricultura e o 1º Seminário Internacional Indubrasil: o Zebu Mundial. A edição deste ano lançou ainda o projeto Equação da Pecuária Eficiente, que objetiva analisar e propor soluções para a melhoria da produtividade dos projetos pecuários.

Também participaram do encontro os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge), Paulo Moura, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o deputado estadual Tony Carlos.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.