quarta-feira, 24 de Agosto de 2016 14:00h SEGOV

Fernando Pimentel entrega veículos e anuncia plano de carreira para funcionários da Emater

Foram entregues 64 carros para todas as 32 regionais da empresa de assistência técnica e extensão a produtores rurais do Estado

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta terça-feira (23/8), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 64 veículos que vão integrar a frota da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e atender a agricultores familiares das 32 regionais da instituição. Durante a cerimônia, com a participação de todos os gerentes regionais, Pimentel anunciou que o governo enviará à Assembleia Legislativa de Minas Gerais projeto de lei criando o quadro de pessoal e plano de carreira da Emater.

Os veículos, entre eles 25 picapes, foram adquiridos por meio de convênio entre o então Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Emater-MG. O valor do investimento é de R$ 2,6 milhões, dos quais R$ 802 mil provenientes da Emater. Por meio desse convênio, também foram adquiridos 48 kits de mesas e cadeiras, além de 31 computadores. Os equipamentos já foram entregues aos escritórios locais da empresa entre 2015 e 2016.

Fernando Pimentel destacou ser a agricultura uma alavanca poderosa do desenvolvimento. “Não é só um encontro simbólico. É, de fato, um compromisso muito profundo com o que nos trouxe até aqui e que nos impulsiona a seguir adiante: nós queremos uma agricultura forte em Minas Gerais, presente, moderna, eficiente, tecnologicamente adequada, contemporânea, uma agricultura voltada para o mercado, mas sem perder a sua inserção social, o seu caráter distributivo. E isso é o que a Emater faz de melhor”, ressaltou.

Encontro com a diretoria

 

Antes da entrega dos veículos, Fernando Pimentel recebeu a diretoria e os 32 gerentes regionais da Emater-MG. O objetivo foi discutir os rumos da empresa e a implementação de políticas públicas para os agricultores de Minas Gerais. Para o presidente da Emater, Glênio Martins, o encontro mostra o compromisso do governo com os agricultores familiares.

“Tivemos com o governador uma conversa de alto nível. Ele entende muito bem as dificuldades do produtor rural. Conversamos sobre as estratégias para o agronegócio de Minas Gerais. Eu acho que a maior entrega foi a mensagem de carinho do governador para a nossa empresa, de depositar as esperanças na Emater e de acreditar no que fazemos cada dia, em cada extensionista dessa empresa em todos os mais de 800 municípios nos quais estamos presentes”, afirmou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, destacou o empenho da gestão estadual em apoiar o desenvolvimento da empresa, apesar de todas as dificuldades financeiras. “Nós recebemos o carinho do governador e fomos informados de uma notícia extraordinária, o encaminhamento do quadro de vagas da Emater para a Assembleia Legislativa, para dar continuidade ao concurso da nossa empresa. Os gerentes regionais também receberam chaves de veículos do governo do Estado que, mesmo com dificuldade, continua aportando recursos na nossa Emater”, disse.

Segundo o gerente da Unidade de Planejamento e Estratégia Corporativa da Emater (Upec), Cláudio Bortolini, os veículos, móveis e equipamentos de informática fazem parte de um programa de reestruturação da Empresa. “Esses equipamentos vão dar mais qualidade e agilidade nos atendimentos aos produtores no interior. Ainda vamos adquirir mais 500 tablets, que serão importantes para termos mais rapidez nos serviços de assistência técnica e extensão rural”.

Atuação da Emater-MG

 

Ao longo dos anos, a Emater-MG se tornou referência na prestação de assistência técnica. Por ano, a empresa atende cerca de 400 mil agricultores em 790 municípios. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ela participa ativamente na implementação de políticas públicas, atuando, por exemplo, na orientação e inserção dos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A empresa também trabalha na qualificação dos agricultores por meio de programas como Certifica Minas Café, Pró-Genética e Queijo Minas Artesanal.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.