quinta-feira, 5 de Maio de 2016 11:01h Atualizado em 5 de Maio de 2016 às 11:08h. Agência Minas

Fernando Pimentel recebe secretários executivos dos Fóruns Regionais e faz balanço sobre ações desenvolvidas

O governador destacou forma como o programa aproximou a população da administração estadual

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reuniu nesta quinta-feira (5/5), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, os 17 secretários executivos dos Fóruns Regionais de Governo para um balanço das ações desempenhadas neste quase um ano de instalação do programa no Estado.
Pimentel ressaltou o ineditismo da ação em Minas Gerais, que já tem produzido resultados e gerado melhorias no dia a dia da população. “Essa é uma mudança histórica na forma de governar. É trazer a Minas real para dentro do governo, levantar quais são as reais necessidades da população, das diversas regiões, estreitando esse diálogo e interlocução”, afirmou.

 

 


Desde a sua instalação, em 2015, estima-se que mais de 25 mil pessoas já compareceram a eventos realizados nos Fóruns Regionais por todo o Estado. O primeiro território foi o Norte, em Montes Claros, e, ao longo do segundo semestre de 2015, foram outros 16 encontros para a instalação do grupo de trabalho, sendo registradas 12.689 demandas, cada uma delas foi devidamente sistematizada e acompanhada.
Segundo o coordenador dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu, o encontro com Fernando Pimentel foi um momento de interlocução dos secretários executivos com o governador e o retorno foi positivo, já que ele determinou a continuidade do projeto de interlocução da administração estadual com a população dos 17 territórios de Minas Gerais.

 

 


“É uma nova forma de governar. No passado, o governo era muito distante e, no presente, consegue se aproximar da população. Por intermédio do secretário executivo e do colegiado ele se aproxima de forma mais rápida do governo”, explica Fernando Tadeu.
A superintendente de Diálogo Social, Articulação e Mídias, Neila Batista, explica que, após as primeiras etapas de instalação dos Fóruns, outros encontros aconteceram em cada um dos Territórios. Segundo ela, a existência de um secretário executivo responsável por cada região permite que durante todo o ano haja uma interlocução da população com o governo.

 

 


“O Fórum não é algo que acontece quando, centralizadamente, as secretarias estão no Território. Ele acontece cotidianamente, à medida em que os secretários têm uma série de ações. Os secretários têm desenvolvido de maneira direta, permanente, as ações, dando respostas mais eficientes, por parte das diversas políticas públicas lá na ponta”, afirma Neila.
Já para o superintendente dos Fóruns Regionais, Luiz Antônio Ribeiro, as agendas iniciais foram voltadas para a questão do planejamento do Estado, com rodadas iniciais de instalação e de diagnóstico. “Agora, estamos passando pelas rodadas devolutivas das demandas. Estamos construindo os Planos de Desenvolvimento Territoriais Integrados, que é o momento de evoluirmos nessa caminhada de ação do governo junto com os Territórios”, completou.

 

 



Entregas
Neste primeiro ano de Fórum Regional de Governo, diversas demandas apresentadas pela população já foram atendidas. No Território Sul, por exemplo, foi inaugurada a 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sediada em Varginha, além da entrega do helicóptero modelo Esquilo/SAAV (Suporte Aéreo Avançado de Vida) para auxiliar o atendimento aos municípios da região que contam com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

 


No Território Metropolitano, a Polícia Militar recebeu 850 carros como parte da estratégia de renovação da frota da corporação. Ao todo, serão incorporadas 2.350 viaturas em 247 municípios do Estado, por meio do Projeto de Locação de Veículos. O investimento do Governo de Minas Gerais é de R$ 400 milhões e o contrato tem duração de cinco anos. Ao longo de 2016, serão encaminhadas as demais 1.500 viaturas para outros quatro grupos de municípios.

 

 


No início de abril foi liberado o primeiro lote de financiamentos, no valor de R$ 50,9 milhões, do Edital 2015 do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para a realização de obras e benfeitorias em municípios mineiros.
A rodovia entre Serra do Salitre e Rio Paranaíba, no Território Noroeste, com 57 quilômetros de extensão, foi inaugurada em março último. As obras de pavimentação e melhoramento da estrada, que incluem a construção do contorno de Rio Paranaíba, eram demanda antiga de moradores, produtores rurais e empresários da região. A obra estava paralisada desde outubro de 2014.

 

 


Já o Território Norte recebeu um Centro de Especialidades Médicas, instalado em Pirapora, que vai garantir acesso a serviços de saúde como consultas médicas em dez especialidades, além de uma equipe multiprofissional para cerca de 200 mil habitantes de 12 municípios da região.
No Território Triângulo Norte, já está em funcionamento o projeto Minas Gerais Territórios Esportivos, atendendo, na primeira etapa da execução, 2.986 alunos de 13 escolas. Crianças e adolescentes podem experimentar a prática de modalidades como judô, tênis de mesa, esgrima, basquete, handebol, atletismo e luta olímpica, além de esportes paralímpicos.

 

 


Além dos secretários executivos dos fóruns, também participaram do encontro os secretários Odair Cunha (Governo), Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), e Murilo Valadares (Transportes e Obras Públicas), além de secretários adjuntos.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.