sexta-feira, 8 de Março de 2013 09:59h Assessoria de imprensa Sebrae Minas

Fiat e Sebrae Minas capacitam MPEs do setor automotivo

Fornecedores Fiat participam de Projeto do Sebrae Minas, ganham visibilidade e mercado

O Grupo Fiat e o Sebrae Minas estão empenhados na realização da solenidade de premiação das empresas participantes da Academia Lean 2013, marcada para o próximo dia 12 de março, na Casa Fiat de Cultura, em BH. Trata-se do encerramento de um projeto que visa aumentar e aprimorar a qualidade e a produtividade de fornecedores da montadora instalada em Betim/MG. No último ano, oito empresas chamadas de Tiers 2 (fornecedoras dos fornecedores Tiers 1 da Fiat) apreenderam conceitos e ferramentas básicas para implementação de sistemas de manufatura enxuta, redução de custos, otimização de produtos e processos.

 

O programa Academia Lean Tiers 2, em sua segunda edição, faz parte do Projeto de Capacitação de Fornecedores Fiat/Sebrae Minas, desenvolvido desde 2007 junto aos fornecedores de primeira linha (Tiers 1). Na edição passada (2012), a Fiat resolveu aplicar o programa pioneiramente para micro e pequenas empresas da cadeia automotiva (Tiers 2) em atendimento a uma proposta do Sebrae Minas. Foram oito empresas participantes. “Os resultados finais se mostraram tão positivos que, neste ano, estamos repetindo a dose, agora com 12 empresas selecionadas”, comemora a analista técnica do Sebrae Minas, Denise Fernandes, gestora do Projeto.

 

De fato, o balanço final da primeira edição comprovou a utilidade do treinamento. No cômputo geral, verificaram-se médias bastante animadoras: 71% de redução nas perdas e ganho de 44% em produtividade. “O trabalho do Academia Lean é notável, pois se um integrante evolui, toda a cadeia evolui junto. A participação do Sebrae só veio contribuir para nos tornarmos mais competitivos”, destacou o vice-presidente do Grupo Fiat Chrysler América Latina, Valentino Rizzioli.

 

Estes são os 12 finalistas do Academia Lean 2013, que serão homenageados e premiados na cerimônia de 12 de março:

 

. Qualidade: Galvami, GB Plast, Imba, Isoespuma, Patner Rubber, Usilider, Usimetal;

 

. Produtividade : Civarp, GB Plast, Indumyll, Magiplas, Printart, Usifor.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.