quinta-feira, 10 de Outubro de 2013 13:15h

Forpaz reúne educadores e parceiros no município de João Monlevade

Reunião fortalece rede que trabalha na promoção da paz nas escolas; agenda inclui palestras e troca de experiências

O Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz) chegou à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era. A XIV edição do evento acontece nesta quinta-feira (10), em João Monlevade, cidade da jurisdição. Na reunião, SRE, escolas, parceiros e Secretaria de Estado de Educação discutem medidas para ajudar na promoção da paz nas escolas da rede estadual.

Na agenda, há palestras sobre o enfrentamento ao crack e às outras drogas, promoção da paz escolar, garantia dos direitos da criança e do adolescente e mediação de conflitos. Também haverá roda de conversa sobre o tema Políticas de Assistência, Segurança e Prevenção, com a participação da Polícia Militar de Minas Gerais.

Para a diretora da SRE, Regina Maria Pimentel de Caux, essa é uma grande oportunidade de fortalecer a rede. “O Forpaz é uma prática inovadora e exemplo para os outros estados e país. O trabalho em rede tem que acontecer para a educação encontrar seu suporte nas ações. Esse trabalho de hoje aponta caminhos, a partir do momento que as instituições começam a mostrar os trabalhos possíveis de serem desenvolvidos e que já ocorrem em Minas. É um norte para o que fazemos aqui”, enfatiza.

Todas as escolas estaduais da regional têm projetos voltados para a paz, inclusive a Escola Estadual João XXIII, de João Monlevade. Lá, o foco é o diálogo. “Temos esse projeto desde 2010. No dia a dia da escola, buscamos o diálogo na resolução de conflitos. Falamos para os alunos que, sempre que tiverem algum problema que não consigam resolver, devem procurar um adulto", afirma a diretora Cássia Regina Arcanjo Bastos.

A diretora ainda ressalta o papel que o Forpaz tem para o projeto. “São tantas pessoas envolvidas no mesmo assunto e vemos que não estamos sozinhos. Estamos formando pessoas que estarão lá fora daqui a alguns anos, então precisamos fazer nossa parte para uma sociedade mais justa. Acho que a gente tá cumprindo bem nosso papel”, completa a diretora.

O Forpaz é uma rede articulada de parceiros engajada na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Minas Gerais e pretende servir de suporte a diretores e educadores diante de situações geradoras de conflitos no ambiente escolar. Por meio dos fóruns regionais, diretores, educadores e secretários municipais de educação são capacitados a identificar os parceiros presentes em sua própria comunidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.