quinta-feira, 9 de Outubro de 2014 10:53h

Fórum Técnico dos Municípios Mineiros discutirá sustentabilidade e o papel da inovação na educação

Palestras confirmadas com Gustavo Loyola, Gabriel Perissé e Tião Santos. Evento ocorrerá de 10 a 12 de novembro, em Belo Horizonte

Temas importantes para o desenvolvimento das cidades serão debatidos no Fórum Técnico dos Municípios Mineiros, evento promovido pela Associação Mineira de Municípios, de 10 a  12 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte. Dentro da área ambiental, o evento terá palestra-magna com o presidente da Associação de Catadores de material reciclável do Jardim Gamacho, Tião Santos, e na área de educação, o doutor em Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da USP, Gabriel Perissé.

Na abertura, dia 10/11, o economista, ex-presidente do Banco Central e ganhador do prêmio "Economista do Ano 2014" da revista Istoé, Gustavo Loyola falará sobre "Retrato do Municipalismo Brasileiro: Conjuntura Econômica e Perspectivas para 2015". Como um dos mais renomados profissionais da área econômica do Brasil, o palestrante abordará os vários pontos de vistas da economia nacional e os impactos nos municípios.

No segundo dia de evento, 11/10, a palestra será com Tião Santos que apresentará os aspectos sociais, econômicos e ambientais da questão do lixo e os avanços da Lei dos Resíduos Sólidos, da qual foi um dos colaboradores. A proposta é promover uma reflexão sobre como o lixo e a sustentabilidade devem ser uma responsabilidade compartilhada (co-responsabilidade) entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil. À frente da Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho, Tião Santos ficou conhecido em todo o Brasil como personagem do documentário "Lixo Extraordinário", e hoje, é consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Projeto de Erradicação dos Lixões no Brasil e na América Latina.

O doutor em Filosofia e Educação e autor de várias obras, Gabriel Perissé falará sobre o tema "A escola como instituição inovadora", no encerramento dia 12/10. Autor de vários livros, Perissé é um dos autores da atualidade que mais discute o papel da educação, pedagogia e ensino no Brasil. Entre suas obras estão "Ler, Pensar e Escrever", "Introdução à Filosofia da Educação" e "A arte de ensinar".

Palestras - magnas

Dia 10/11 - Gustavo Loyola

Tema: Retrato do Municipalismo Brasileiro: Conjuntura Econômica e Perspectivas para 2015

Data: 10h30 às 12h

Dia 11/11: Tião Santos

Tema: Sustentabilidade e responsabilidade ambiental: o empreendedorismo municipal

Data: 09h às 10h30

Dia 12/11: Gustavo Perissé

Tema: A escola como instituição inovadora

Data: 09h às 10h30

Serviço:

Fórum Técnico dos Municípios Mineiros

Data: 10 a 12 de novembro

Local: Minascentro - Rua Curitiba, 1264 - Centro | Belo Horizonte - MG

Realização: Associação Mineira de Municípios

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.