quarta-feira, 9 de Outubro de 2013 10:44h

Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para Concurso Jovens Solistas – categoria instrumento

Podem se inscrever até 19 de novembro músicos de até 25 anos para as modalidades de cordas, madeiras, metais, piano, harpa e percussão

Após o sucesso da última edição do Concurso Jovens Solistas – categoria canto, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Fundação Clóvis Salgado, abre inscrições para a categoria instrumento. Até 19 de novembro, músicos de todo Brasil poderão se candidatar a uma vaga para se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em concerto a ser realizado no mês de dezembro, sob a regência do Maestro convidado, Roberto Tibiriçá.

O edital contemplará, no mínimo, quatro instrumentistas para as seguintes modalidades: cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba), piano, harpa e percussão. A ficha de inscrição e o edital podem ser consultados no site fcs.mg.gov.br.

O candidato deve ter a idade máxima de 25 anos e entregar ficha de inscrição no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte/MG), de 9h30 às 12h e de 13h às 17h30. São exigidas, também, cópias da carteira de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (homens), além uma foto 3x4 recente e comprovante de endereço atualizado. Interessados de outras cidades podem se candidatar via SEDEX, com postagem até a data limite do período de inscrição.

As provas de seleção serão realizadas nos dias 23 e 24 de novembro, das 10h às 17h, na Sala Sérgio Magnani, no Palácio das Artes, obedecendo o cronograma a ser publicado no site da FCS, no dia 21 de novembro. Os candidatos deverão apresentar duas obras no momento da audição, acompanhados por seu pianista: uma de livre escolha e outra definida pelo concurso, de acordo com o edital.

A banca examinadora será presidida pelo maestro Roberto Tibiriçá, e conta também com a participação dos maestros Marcelo Ramos, titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e Lincoln Andrade, titular do Coral Lírico de Minas Gerais. O resultado da seleção será divulgado no site da FCS, no dia 25 de novembro, a partir das 10h.

O IV Concurso Jovens Solistas – categoria instrumento visa possibilitar a entrada do jovem artista no mercado de trabalho da música erudita. Em sua quarta edição, o projeto já contemplou mais de 20 solistas, entre instrumentistas e cantores líricos. “Neste ano, a Fundação Clóvis Salgado cumpre com louvor um dos seus principais papéis no cenário cultural brasileiro ao promover dois concursos importantíssimos para canto lírico e orquestra. É muito importante incentivar os jovens estudantes de música clássica, oferecendo a oportunidade de participarem de um grande concerto com uma orquestra profissional, como a Sinfônica de Minas Gerais”, ressalta o maestro Roberto Tibiriçá.

A presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, acredita que a realização do Concurso Jovens Solistas fomenta a cadeia produtiva da música erudita ao dar oportunidade aos jovens instrumentistas de tocarem com os experientes músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, além de fomentar o mercado de trabalho com novos e competentes profissionais.

Serviço:

Evento: Abertura de Edital IV Concurso Jovens Solistas – categoria instrumento

Período de inscrições: 06/10/2013 a 19/11/2013

Horário: 9h30 às 12h e 13h às 17h30

Local: Palácio das Artes

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.