quarta-feira, 6 de Novembro de 2013 10:10h

Fundo Estadual de Cultura ajuda a manter antigas tradições e a preservar a história

No Sul de Minas 14 cidades foram beneficiadas com investimentos em 2013

As folias de reis de Guaxupé, as congadas de Itamogi, o centro Cultural Belas Artes de São Gonçalo do Sapucaí e as bibliotecas municipais de Poços de Caldas, Conceição do Rio Verde e Aiuroca. Estes são alguns dos bens culturais beneficiados pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC) em 2013.

 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), destinou R$ 548 mil para 16 projetos culturais em 14 cidades do Sul de Minas: Itamogi, Arceburgo, Aiuroca, Conceição dos Ouros, São Gonçalo do Sapucaí, Guaxupé, Varginha, Bueno Brandão, Conceição do Rio Verde, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Caldas, Três Corações e Monsenhor Paulo.

 

Um dos beneficiados em 2103 foi o Núcleo de Incubação de Projetos Criativos do Vale da Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí. Criado em 2011, a entidade conquistou o prêmio Modelo de Gestão em Empreendimentos Criativos do Ministério da Cultura em 2012.  O núcleo funciona como suporte para o desenvolvimento de espetáculos teatrais direcionados para o setor empresarial, oferece oficinas para crianças e dá apoio a associações e pessoas que trabalham com arte como atores, músicos e artesãos.

 

De acordo com o diretor, Janilton Prado, o núcleo também investe em projetos sociais como a apresentação de filmes para detentos da Unidade Prisional de Santa Rita do Sapucaí. “É uma ação conjunta com o Poder judiciário e os filmes são produzidos pelos próprios alunos”, explicou.

 

Para Janilton os recursos do Fundo Estadual de Cultura serão de extrema importância para concretização das as atividades previstas para 2014. Entre elas estão oficinas de iniciação teatral e artística, criação do espaço ler e do cine arte, além da implantação de um sistema de incubação para novas empresas do setor de economia criativa. “Atualmente existem duas em plena atividade”, disse o diretor do Núcleo. “São 50 alunos, entre crianças, jovens e adultos de Santa Rita do Sapucaí e cidades vizinhas, que frequentam o espaço e participam das atividades”, completou.

 

Investimentos

 

Em Minas o total de investimentos este ano no Fundo Estadual de Cultura (FEC) foi R$ 6,5 milhões em 153 projetos, sendo 136 para o interior e 17 para Belo Horizonte.  O FEC foi instituído em 2006 e já recebeu cerca de 50 milhões em sete anos, beneficiando centenas de entidades em todo o Estado. O objetivo é dar apoio financeiro a ações projetos voltados para a criação, produção, preservação e divulgação de bens e manifestações culturais em Minas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.