segunda-feira, 17 de Março de 2014 05:54h Atualizado em 17 de Março de 2014 às 05:55h.

Funed é recomendada para obter renovação do certificado de qualidade

Fundação Ezequiel Dias teve seu certificado de qualidade ISO 9001:2008 renovado por mais três anos.

Equipe de auditores da empresa DNV confirmaram que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) teve seu certificado de qualidade ISO 9001:2008 renovado por mais três anos. Isso significa que o Sistema de Gestão da Qualidade da Funed continua atendendo aos padrões internacionais.  “É um prazer retornar à Funed hoje e verificar que vocês continuam imbuídos em processos de melhoria contínua e verificar como o Sistema de Gestão de Qualidade da Funed evoluiu", disse Luiz Carlos Marzano, auditor da empresa DNV.

A Funed é certificada na ISO 9001 desde 2010 e, frequentemente, submete seus processos de trabalho à avaliação externa. “As auditorias e o processo de certificação são muito importantes para reafirmar o nosso compromisso com a qualidade do serviço prestado e com o atendimento às necessidades de nossos clientes”, afirma o presidente da Funed, Francisco Antônio Tavares Junior.

Auditoria de recertificação

Em dezembro do ano passado, a empresa DNV esteve na Funed verificando a adequação de parte do Sistema de Gestão de Qualidade da Funed aos padrões da norma. Ao todo, aproximadamente 30 áreas das quatro diretorias (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, Diretoria do Instituto Octávio Magalhães, Diretoria Industrial e Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças) e a Presidência da Funed passaram por uma auditoria.

De acordo com Bruno Castro, coordenador do Departamento da Qualidade da Funed, os auditores elogiaram, principalmente, as questões relacionadas à execução técnica e a rastreabilidade dos registros, ou seja, o controle das fábricas e laboratórios sobre a sua produção. “Eles destacaram o controle e a competência técnica que a Funed tem sobre sua produção, o que garante um produto final de qualidade”, afirma Bruno.

A Funed teve o prazo de três meses para adequar oito não-conformidades evidenciadas na auditoria do final do ano passado e que eram reincidentes. O retorno dos auditores, agora em março, na chamada Auditoria de follow up, teve como único objetivo verificar a eficácia das ações corretivas implementadas nos casos reincidentes. “Verificamos que muitas ações de melhoria foram propostas, algumas já implementadas, especialmente na área de suprimentos. Sabemos que muita coisa ainda há que ser feita, mas o mais importante é que as ações focaram a gestão e houve melhorias evidentes. Por isso, encerramos todas as não-conformidades e vou recomendar a recertificacao da Funed", concluiu a Auditora Líder, Renata de Almeida. A equipe voltará à Funed no final do ano para comprovar a eficácia das ações.

"Fico feliz com o feedback e honrado em presidir esta instituição, especialmente pelas pessoas que fazem dela esse patrimônio, uma instituição altamente comprometida com a qualidade", disse o presidente da Funed, Francisco Tavares.

Outras acreditações

Além da certificação na ISO 9001:2008, a Funed possui 36 ensaios laboratoriais acreditados na ISO 17025 e é provedora de ensaio de proficiência em HIV pela ISO 17043.  Possui ainda reconhecimento junto à Organização Mundial de Saúde.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.