quarta-feira, 9 de Setembro de 2015 13:27h

Governador acerta com embaixador da Itália participação de Minas Gerais na Expo Milão 2015

Além do evento, também foram debatidas as parcerias comerciais e turísticas com o país europeu e oportunidades nos setores aeroespacial e de defesa

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, recebeu nesta terça-feira (8/9), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombeta. Além das parcerias comerciais entre o Estado e o país europeu, também esteve na pauta do encontro a participação de Minas na Expo Milão 2015.
Entre os dias 11 e 18 de outubro, o governo fará a “Semana de Minas Gerais em Milão”, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas (Codemig), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), secretarias de Estado e outros parceiros. O objetivo é inserir o Estado no cenário internacional, divulgando seu novo modelo de governança e desenvolvimento.
Segundo o chefe da assessoria de Relações Internacionais do governo mineiro, Rodrigo Perpétuo, estão sendo preparadas ações destacadas de Minas Gerais para a Expo Milão - e a visita do embaixador serviu para afinar essa programação internacional. “A agenda em Milão está recortada de forma a projetar o Estado internacionalmente a partir da sua gastronomia e posicionar Minas Gerais como referência para investimentos na área da economia criativa, especialmente em tecnologia da informação, além de projetar as oportunidades de turismo”, afirmou.
Perpétuo ainda ressaltou a proximidade já existente com a Itália. “As agendas de parcerias comerciais entre Minas Gerais e a Itália têm crescido. Queremos expandir ainda mais essa proximidade, e hoje o embaixador trouxe oportunidades nos setores aeroespacial e de defesa”, completou.
De acordo com levantamento do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), o Estado detém o segundo maior número de empresas italianas instaladas ou com operações no Brasil, com 76 companhias, atrás apenas de São Paulo.
Também acompanharam o encontro a cônsul geral da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi, e o presidente e CEO da Finmecanicca do Brasil, Placido Di Maio, empresa que atua na Itália no setor de alta tecnologia, em especial nas áreas de defesa, segurança e aeroespacial, além do presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, e do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

 

Créditos: Manoel Marques/Imprensa MG

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.