quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013 07:43h

Governador Anastasia participa da cerimônia de abertura da Fenova

Com a presença do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, deputados, prefeitos, representantes das entidades parceiras e expositores, a Fenova – 12ª Feira de Calçados de Nova Serrana foi solenemente aberta na manhã de terça-feira (26), no Expominas. Pela primeira vez, Belo Horizonte recebe a maior feira de calçados de Minas Gerais, que deve ter dez mil visitantes. A expectativa é que o evento, realizado pelo Sindinova – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Nova Serrana, movimente cerca de R$50 milhões, mais de 30% que a última edição do evento, que aconteceu no mês de julho de 2013, na cidade de Nova Serrana.
Ao abrir o evento, o presidente do Sindinova, Pedro Gomes da Silva, destacou o crescimento do evento “Temos hoje aqui cerca 250 estandes, que ocupam uma área de 5.800m². Isso significa 80% a mais que a feira em Nova Serrana, mas acima de tudo, a transferência da Fenova para Belo Horizonte, facilita a participação de lojistas de todo o país”, disse. Silva destacou ainda o importante apoio dos parceiros na realização do evento. “Tenho certeza que sem o apoio do Sebrae-MG, Fiemg, Prefeitura de Nova Serrana e Governo de Minas nós não estaríamos aqui”, afirmou.
Durante a cerimônia, Silva ressaltou ainda as medidas do governo do estado para deixar as indústrias de calçados mais competitivas diante das questões que as prejudicam. “A redução da alíquota do ICMS de 12% para 3% em 2010 foi um importante mecanismo de ajuda para nossas empresas, porem hoje alguns estados já têm alíquota de 2%. Por isso precisamos contar cada vez mais com o governo do estado, Sebrae-MG e Fiemg para que a indústria de Nova Serrana continue crescendo, se fortalecendo com um dos maiores polos calçadistas do Brasil, gerando emprego e renda”, concluiu.
O presidente da regional centro-oeste da Fiemg, Afonso Gonzaga também participou da abertura e representou o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, destacou os elementos essências que fazem com que o polo do calçado atinja  altos níveis de crescimento: união, inovação, design e novas tecnologias.  “Tenho certeza que depois desse primeiro passo de transferir a feira de calçados de Nova Serrana para Belo Horizonte, em pouco tempo realizaremos eventos ainda maiores no Rio de Janeiro e em São Paulo”, expôs Gonzaga.

 

A Fenova


Consolidada entre as principais feiras de calçados do Brasil, a Feira de Calçados de Nova Serrana tem novo endereço. Realizada pelo Sindinova, o evento desembarca na capital mineira e promete apresentar para ainda mais lojistas todo o potencial do polo de Nova Serrana. A mostra está ocupando dois pavilhões do mais moderno espaço para evento da América Latina, que recebeu 250 estandes, que apresentam produtos da coleção outono-inverno 2013 de mais de 350 marcas de calçados de polos de todo o país.
A Fenova tem como proposta atrair ainda mais lojistas para todo  o potencial do polo de Nova Serrana. A expectativa é a de que o evento receba 10 mil visitantes e movimente cerca de R$50 milhões em novos negócios, no período de 26 a 28 de fevereiro.  A Mostra ocupa  dois pavilhões do mais moderno espaço para eventos da América Latina, recebendo 250 estandes, de mais de  350 marcas.  Pedro Gomes disse que a transferência de uma edição da feira para Belo Horizonte facilita o acesso por parte dos lojistas do País inteiro. “O Expominas está localizado na capital do Estado. O local tem fácil acesso aos aeroportos da Pampulha e de Confins, além da proximidade com um amplo parque hoteleiro, facilitando o acesso dos lojistas ao evento. A transferência para BH mostra a maturidade do Sindinova, que depois de realizar 11 edições, busca novos espaços”, finalizou Gomes.  A mostra segue a tendência nacional de regionalização de feiras, onde compradores têm contato direto com os expositores, o que possibilita melhores negócios e atendimento personalizado.
De acordo com o prefeito de Nova Serrana, Joel Martins, a Fenova está mostrando para todo o país o potencial de Nova Serrana. “A realização da feira em Belo Horizonte é muito importante para que um número maior de lojistas conheça os produtos de Nova Serrana”, explicou.
O Governador Anastasia que prestigiou o evento, afirmou que o evento terá mais possibilidades de ampliar os negócios. “Ficamos muito felizes de ver que essa feira se estende agora para Belo Horizonte. Isso significa, não só o grande empreendedorismo, o arrojo dos seus responsáveis, mas a possibilidade da feira ficar ainda mais conhecida. Certamente, vamos ter aqui bons negócios. É claro que, com bons negócios, teremos melhores empregos, melhorando o Estado como um todo, num polo econômico tão importante para Minas, que é o de Nova Serrana”, disse Anastasia.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.