segunda-feira, 2 de Maio de 2011 09:33h Ag?ncia Minas

Governador Antonio Anastasia participa das comemorações pelo Dia do Trabalhador

O governador Antonio Anastasia participou neste domingo (1º), em Belo Horizonte, de dois importantes eventos em comemoração ao Dia do Trabalhador. No Expominas, na região Oeste, Anastasia foi um dos convidados do 1º de Maio Cristão, o maior festival de música do gênero, pela primeira vez realizado na capital mineira. O governador também participou da 8ª Festa do Trabalhador Mineiro, promovido pela Força Sindical, na Via 240, região Norte do município.

 

Segundo o governador, a geração de empregos de qualidade é prioridade do Governo de Minas, por ser o caminho mais adequado e eficiente de melhorar a qualidade de vida da população. Ele disse que o Estado, nos últimos anos, vem se destacando na criação de novos postos de trabalho, mas que é preciso continuar avançando e investir cada vez mais na capacitação dos trabalhadores.

 

“A nossa prioridade fundamental é a geração de empregos, porque acreditamos que a pessoa que tenha o seu emprego formal, de qualidade, tem condições de melhorar os indicadores de educação, de saúde, de habitação da sua família. Quanto mais emprego tivermos, melhores indicadores também teremos”, afirmou Antonio Anastasia, em entrevista.

 

Minas Gerais tem o segundo melhor resultado do país na geração de empregos. De janeiro a março deste ano, o Estado gerou 614.269 postos, enquanto 547.017 trabalhadores foram desligados, num saldo positivo de 67.252 postos. Em 2010, o número de empregos formais em Minas Gerais cresceu 226,93%, em relação a 2009, saltando de 90.608 postos de trabalho criados para 296.230.

 

Lazer e reflexão

 

O governador afirmou que o 1º de Maio é momento de celebrar e também de refletir sobre os desafios que ainda precisam ser vencidos para que novos postos de trabalho sejam criados em Minas Gerais.

 

“O 1º de Maio é uma comemoração universal, na qual nós homenageamos os trabalhadores. É um dia de lazer, mas também de reflexão sobre as necessidades que temos em termos de geração de emprego, de facilitação das questões de trabalho, de qualificação, de capacitação. E é um grande esforço nesse sentido, um esforço coletivo dos três níveis de governos e da sociedade como um todo, do empresariado, dos sindicatos e das universidades”, disse o governador.

 

Parceria

 

O governador ressaltou ainda que o Governo do Estado tem criado um ambiente favorável para a atração de novas empresas, além de apoiar projetos de empresas já instaladas.

 

“Temos de ter a parceria do setor privado, que é o setor que gera emprego. A função do governo é gerar um ambiente que atraia as empresas para vir para Minas e  expandir as que já se instalaram aqui”, completou o governador.

 

De 2003 a 2010, com o total de R$ 264,3 bilhões de investimentos anunciados no Estado, foram gerados em Minas Gerais 470.833 empregos diretos, para atender a 2.456 projetos de instalação e expansão de empresas. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o Estado atraiu R$ 544,3 milhões em novos investimentos, com a geração de 2.672 empregos diretos.

 

Resultados

 

O governo mineiro também atua na qualificação profissional e na intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho. Por meio dos 122 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em março passado, 9.505 trabalhadores foram colocados no mercado de trabalho, alta de 18% em relação a fevereiro.
 

 

governador, antonio, anastasia, participa, comemoracoes, pelo, trabalhador

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.