quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 11:38h

Governador destaca saldo positivo da Semana de Minas Gerais em Milão

Empresas italianas sinalizaram interesse em fechar parcerias; missão da região de Veneto visitará Estado no próximo ano

No último dia de participação na Semana de Minas Gerais em Milão (Itália), o governador Fernando Pimentel ressaltou os resultados positivos obtidos pelo governo mineiro junto a empresas italianas e o interesse de fecharem parcerias comerciais e culturais no Estado. O evento integra a Exposição Universal de Milão, terceira maior feira do mundo.

“Nós fizemos, aqui na Itália, agendas muito interessantes, produtivas. Especialmente o seminário de atração de investimentos ‘Por que investir em Minas Gerais?’, com a presença de diversas empresas de Milão, da Lombardia, da Toscana, do Veneto. Elas foram atraídas pela presença da Fiat e Iveco (fabricantes de veículos leves pesados, respectivamente, instalados no estado) e querem se instalar também no Brasil, assim como empresas farmacêuticas e bioquímicas”, afirmou.

Um dos resultados da ida do governador à Itália será a vinda de uma missão da região italiana do Veneto a Minas Gerais no início do próximo ano. “Ali há uma grande quantidade de pequenas e médias empresas que têm interesse em se deslocar para produzir também em Minas Gerais. Foi feito esse contato. Acredito que as perspectivas são muito positivas a partir do trabalho que fizemos aqui”, completou.

Pimentel destacou a confiança dos empresários italianos na economia brasileira e disse que a crise enfrentada pelo país é conjuntural e será superada já no ano que vem.

“Não há esse clima de pessimismo, de achar que a crise no Brasil é estrutural. Ninguém pensa isso. Todos sabem que é uma dificuldade conjuntural que o governo está enfrentando e que os brasileiros têm capacidade de superação muito grande, já demonstrada em outras ocasiões, como quando vencemos a inflação”, salientou. O governador ponderou que o momento é ideal para a entrada do capital estrangeiro “de forma mais ágil”.

 

Semana de Minas Gerais

O encontro integra a Expo Milão 2015, terceira maior exposição do mundo, que reúne 145 países na Itália. Entre os dias 12 e 18 de outubro, durante a Semana de Minas Gerais em Milão, diversas ações gastronômicas, culturais, empresariais e comerciais estão sendo promovidas pelo Governo de Minas Gerais por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), além da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Sistema Fecomércio e secretarias de Estado, entre outros.

O objetivo é projetar o Estado no cenário internacional, divulgando seu novo modelo de governança e desenvolvimento, além de destacar iniciativas em variados segmentos, como gastronomia, design, tecnologia e moda, evidenciando oportunidades de negócio e turismo e posicionando Minas Gerais como referência para investimentos estratégicos, como no setor da economia criativa. Os visitantes podem degustar a água mineral Cambuquira, mundialmente premiada, e conhecer mais sobre os diferentes tipos de café, doces, geleias, licores, cachaça, própolis, mel e pão de queijo, produtos tipicamente mineiros.

 

Créditos: FTfoto

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.