quinta-feira, 12 de Maio de 2016 13:12h Agência Minas

Governador libera recursos para infraestrutura de municípios do Vale do Jequitinhonha

Em convênio firmado com a Amaje, Fernando Pimentel anuncia R$ 2 milhões para a aquisição de máquinas e veículos para a pavimentação asfáltica em 16 municípios da região

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou nesta quinta-feira (12/5), em Carbonita, Território do Alto Jequitinhonha, convênio entre o Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha) para a aquisição de veículos, máquinas e equipamentos para a realização de obras de pavimentação asfáltica. Serão investidos cerca de R$ 2,05 milhões, beneficiando 16 municípios da região.

A realização dos convênios está inserida no Programa Mais Municípios, cujo objetivo é o desenvolvimento da infraestrutura urbana e rural dos municípios mineiros, por meio da pavimentação e restauração de vias urbanas e pavimentação de estradas, trazendo benefícios regionais e contribuindo para a melhoria de vida dos cidadãos.

 

 

 

 

Em seu discurso, Fernando Pimentel ressaltou o esforço do Estado para atender a demanda dos municípios, apesar das dificuldades financeiras. “Vamos conseguir atender à região com esses equipamentos que o governo do Estado está doando para o consórcio. Vamos comprar caminhões e máquinas para ter condições de oferecer aos municípios a possibilidade de atender aquele recapeamento e aquela manutenção de estradas que a gente sabe que faz tanta falta”, afirmou o governador.

Pimentel destacou a importância do novo jeito de governar o Estado, olhando diretamente para as regiões e definindo as suas prioridades. “Tem muito tempo que o governo do Estado não atende aos municípios dessa região. O governo tem de estar perto das regiões. Por isso, nós criamos os Fóruns Regionais de Governo. A gente ficar sabendo dos problemas, estando longe, é uma coisa. Agora ver de perto, conversar com quem está lá e ver a realidade é outra coisa. Então, mesmo com toda a dificuldade financeira que nós temos, estamos conseguindo começar a atender às demandas que foram levantadas pelos fóruns. O que nós vamos fazer primeiro? São os cidadãos que vão escolher, priorizando aquilo que é mais importante”, disse.

 

 

 

Fernando Pimentel lamentou os recentes acontecimentos políticos no Brasil, mas reforçou a esperança de que o país continue no rumo do crescimento social.

“Demorou muito tempo para a gente conseguir colocar no governo de Minas Gerais uma força política e um conjunto de pessoas que pensam desta maneira. É uma pena que hoje, infelizmente, no Brasil, estamos assistindo essa mudança que está acontecendo, com a saída de uma pessoa e uma força política que pensa exatamente dessa maneira. Que o Brasil não perca o rumo de trabalhar para o povo, de fazer mais pelos brasileiros, de fazer mais pelos que mais precisam, de olhar para dentro do Brasil, e não para fora, de preocupar com cada região, como nós estamos preocupando aqui em Minas Gerais”, finalizou.

 

 

 

Convênio

O prefeito de Carbonita e presidente do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje, Marcos Lemos, celebrou a visita do governador ao município – o segundo na história a comparecer à cidade. “É com muito orgulho e emoção que recebemos em nossa simples e pequena cidade o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Aproveito para lembrar que fazem 30 anos que Carbonita recebeu pela primeira e única vez um governador do Estado”, lembrou.

Marcos Lemos ressaltou a importância do convênio para o desenvolvimento da região. “Esses equipamentos serão de grande utilidade, pois facilitarão o acesso e o atendimento aos municípios, dando rapidez, gerando economia e, assim, atendendo o maior número de cidades na parte de pavimentação de ruas e manutenção de estradas rurais”, disse.

 

 

 

Os recursos foram destinados pelo Governo do Estado por meio da MGI – Minas Gerais Participações S.A. Serão adquiridos cinco caminhões, dois veículos utilitários, um rolo compressor, um equipamento carrega-tudo, um espargidor, uma estrusora, um distribuidor de agregados, uma betoneira de 6.000 litros e um trator agrícola.

Criada na zona rural de Carbonita, Maria Hilda Sudré, de 69 anos, comemorou o investimento na região, que facilitará os acessos. “Eu acho muito bom a gente conseguir melhorar as estradas, facilitando o nosso acesso aos outros lugares. Era um desejo antigo para a região”, disse. Dona Hilda, ao lado de Dona Mariquinha e Roberta, aluna da Emei Prefeito José Lemos, entregaram ao governador uma cesta com produtos da região.

Os municípios beneficiados pelo convênio são: Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitscheck, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.