sexta-feira, 26 de Agosto de 2011 15:39h Atualizado em 26 de Agosto de 2011 às 15:40h. Agência Minas

Governo cria o Observatório da Juventude de Minas Gerais

A Fundação João Pinheiro (FJP) e a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) assinaram, nesta quinta-feira (25), Termo de Cooperação Técnica para a criação do Observatório da Juventude de Minas Gerais. A iniciativa é pioneira no Estado e tem como principal foco diagnosticar a situação da população jovem mineira, além de avaliar e subsidiar a implantação de políticas públicas em áreas específicas de atuação.

 

“A Fundação João Pinheiro terá um trabalho muito importante no Observatório. Existe a necessidade de se pensar políticas públicas explícitas voltadas para a juventude e cabe aos participantes desse grupo, que possuem conhecimentos em diversas áreas, cuidar para que essas políticas sejam continuamente aperfeiçoadas”, disse a presidente da fundação, Marilena Chaves.

 

Caberá à FJP fornecer dados e metodologias para construção de indicadores que irão subsidiar a formulação de projetos e programas a serem executados pela Seej. “Estamos empenhados em trabalhar juntos para o aprimoramento das políticas ligadas à juventude”, afirmou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braúlio José Tanus Braz.

 

Além da presidente da FJP e do secretário, o evento contou com as participações de Jorge Neves (diretor da FAFICH-UFMG), Virginia Torres Schall (Laesa - Centro de Pesquisas Renê Rachou – Fiocruz), Damião Mendonça Vieira (diretor da Escola de Saúde Pública - ESP-MG), além de autoridades estaduais, professores, alunos e pesquisadores da Escola de Governo da FJP, UFMG, Fiocruz e Escola de Saúde Pública.

 

Workshop


Com o objetivo de analisar as produções acadêmicas e programas governamentais voltados para a população jovem do Estado, as instituições continuaram reunidas em um workshop sobre o tema após a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação. “Perspectivas do Observatório”, “Relato de experiências convergentes em Minas Gerais” e “Análise de Estudos da FJP sobre Juventude” foram alguns dos temas discutidos.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.