quinta-feira, 3 de Abril de 2014 07:22h

Governo de Minas amplia acesso gratuito ao ensino superior em todo o Estado

Decretos assinados pelo governador Anastasia garantem estadualização de fundações vinculadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

O Governo de Minas dá mais um passo na concretização de uma das mais importantes ações para a expansão do ensino superior público e gratuito no Estado. O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quinta-feira (03/04), decretos que formalizam e definem cronograma para a incorporação de fundações vinculadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Serão estadualizadas as fundações de Ensino Superior de Passos; Educacional Funedi, de Divinópolis; e a Educacional FEIT, de Ituiutaba.

A primeira fase desta iniciativa foi realizada em 30 de novembro do ano passado, em Ibirité. A principal consequência deste ato será a gratuidade do ensino para os alunos de todas estas fundações. Concluído todo o processo, a Uemg se transformará na terceira maior universidade do Estado, beneficiando cerca de 18 mil alunos em todas as suas unidades.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), está sendo criada toda infraestrutura para assegurar comodidade e condições adequadas de aprendizagem para os novos alunos que estão chegando à Uemg. Já foram estadualizadas a Fundação Helena Antipoff, de Ibirité; a Fundação Educacional Campanha da Princesa, de Campanha; a Fundação Fafile, de Carangola, e a Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha (Fevale), de Diamantina.

Mais cursos

A Uemg possuía 32 cursos de graduação antes do processo de estadualização, onde alguns são oferecidos exclusivamente em algumas unidades e outros são comuns a duas ou mais unidades, tanto na capital quanto no interior. A primeira etapa de estadualização, que conta com a absorção dos cursos superiores da Fundação Helena Antipoff, propiciou um aumento de 20 novos cursos para a Uemg, totalizando 52 cursos superiores. Concluído o processo de estadualização, depois da efetivação da segunda etapa, serão absorvidos mais 60 novos cursos, atingindo o número de 112 cursos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.