sexta-feira, 8 de Junho de 2012 08:47h Gazeta do Oeste

Governo de Minas atualiza Matriz de Responsabilidades para a Copa

Já está disponível no site da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) a atualização da Matriz de Responsabilidades do Governo de Minas para a Copa do Mundo da Fifa 2014, que pode ser acessada clicando aqui. O documento,que foi elaborado no ano passado, passou por uma revisão em sua forma e conteúdo, visando alinhamento ao planejamento orçamentário do Estado e de acordo com as demandas já concluídas, como é o caso da reforma do estádio Raimundo Sampaio (Independência).

 

A edição de 2012 prevê a continuidade de projetos que contam com a participação de mais de uma dezena de órgãos do Governo de Minas. O documento consolida todos os compromissos acordados com a Fifa para a realização da Copa de 2014 no Estado e mantém a prioridade de transformar o evento em uma grande oportunidade de desenvolvimento.

 

Apartir do momento em que o Minas foi escolhida para sediar a Copa, foi constituída uma equipe empenhada em pensar e executar ações que resultem em melhorias permanentes nos quesitos mobilidade urbana e estádios, por exemplo, reunindo sempre iniciativas sustentáveis e que promovam a qualidade de vida.

 

Entre os compromissos firmados, está a conclusão das obras de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e de preparação do Ginásio Jornalista Felipe Henriot Drummond (Mineirinho). Quanto à Copa das Confederações, está prevista a entrega de um Plano Operacional e a formulação do Guia do Visitante 2013. Para fomentar o potencial turístico do Estado, está prevista a distribuição de material das cidades mineiras para atração de seleções e capacitação de pessoas ligadas aos serviços para bem receber o turista. Para que as ações estejam de acordo com as iniciativas de sustentabilidade, será elaborado um estudo de pegada de carbono, além da aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Especiais e a publicação de relatório de sustentabilidade no site da Secopa. Em relação à mobilidade, destacam-se as obras dos terminais metropolitanos de BRT e de expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Iniciativas de segurança e saúde estão contempladas por meio da implantação da Sala de Situação e Monitoramento de Crises e Grandes Eventos, a capacitação do Sistema de Defesa Social, a elaboração do Plano de Preparação e Resposta Estadual de Vigilância em Saúde, entre outros.

 

O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, ressalta a importância em atualizar os compromissos de Minas Gerais para a Copa do Mundo. "Queremos que Belo Horizonte seja a melhor sede da Copa do Mundo de 2014, bem como trabalhamos para estimular o turismo e o desenvolvimento do interior, que conta com cerca de 60% do patrimônio histórico do país. Iremos realizar um grande evento, oferecendo uma herança importante para os mineiros", conclui.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.