quarta-feira, 5 de Junho de 2013 10:19h Agencia Minas

Governo de Minas convoca parceiros para ampla mobilização contra a gripe

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, se reuniu nesta quarta-feira (05), em Belo Horizonte, com representantes dos setores de hotelaria, turismo, transporte e comércio para mobilizá-los a adotarem medidas para a prevenção e controle da gripe na campanha estadual “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”.

Neste mês de junho, Belo Horizonte sedia a Copa das Confederações e, em julho, ocorrerão, em 17 cidades mineiras, as pré-jornadas preparatórias da Jornada Mundial da Juventude, eventos que contarão com número expressivo de participantes. A Jornada Mundial da Juventude deverá movimentar um público de 30 mil pessoas, de diversos países.

“Precisamos bloquear a cadeia de transmissão da gripe durante este período em que teremos um grande afluxo de pessoas. É imprescindível, portanto, fazermos o chamamento para que as entidades que estarão prestando serviço diretamente a esse público contribuam com as ações de governo”, afirmou o Secretário.

Segundo Antônio Jorge, a gripe em Minas Gerais está em normalidade epidemiológica e o cuidado, neste momento, deve ser com as medidas básicas de prevenção ao vírus da influenza. “Houve uma antecipação de quase um mês nos casos de gripe em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora, em função da sazonalidade da doença, podemos esperar um aumento das notificações”, disse.

O plano de prevenção ao vírus da influenza deve complementar a campanha nacional de vacinação, que terminou no dia 10 de maio e imunizou mais de 2,5 milhões de mineiros. Os participantes da reunião poderão adotar ações simples que contribuirão para a mobilização e prevenção da população. Para tanto, os representantes receberam kits com sugestões de ações que podem trabalhar com seus públicos.

“Vamos fazer o possível para integrar as ações que já realizamos no âmbito da educação no trânsito para a prevenção à gripe”, disse o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), José Élcio Monteze. Segundo o diretor, os cerca de 300 agentes de trânsito que operam pelo o DER poderão também realizar a abordagem educativa para a prevenção à influenza.

Para o diretor de controle e monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares, o setor empresarial e os sindicatos terão papel importante na prevenção, pois atuarão como apoio aos agentes da Anvisa em pontos de grande circulação, como rodoviárias e aeroportos. “É um dever das companhias aéreas, por exemplo, notificar os agentes sanitários em casos de suspeita de gripe em uma aeronave. A contribuição das companhias é fundamental. Caso contrário, um voo pode até ser cancelado”, explicou Agenor.

Durante a reunião, algumas entidades anunciaram sua adesão para dar início a campanhas internas e contribuir com a prevenção à gripe. O coordenador estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Durleno Barbosa de Rezende, defende que a capacitação interna é essencial para poder alertar o público. “Vamos trabalhar com nossos funcionários a importância de se prevenir a doença e de que forma eles poderão precaver o grande público que concentramos nos shoppings”, disse.

Da mesma forma, o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais (Sindetur-MG), José Eugênio Aguiar, promete trabalhar em conjunto para qualificar os agentes e operadores de viagem na orientação dos viajantes quanto às formas de prevenção. “Vamos indicar aos agentes de viagem que adotem, em seu fluxo normal de trabalho, também preocupação com a gripe”.

Gripe

No ano de 2013, foram registrados quatro óbitos provocados pelo vírus da Influenza. Destes óbitos, três foram pelo HINI (Extrema, Curvelo e Uberaba) e um pelo Influenza B (em Pouso Alegre)

No dia 29 de maio de 2013, o Secretário de Estado de Saúde assinou resolução que constitui o Comitê Estadual para o Enfrentamento da Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com Ênfase na Influenza. O Comitê será responsável pela análise, definição e coordenação de estratégias e ações relativas ao controle da SG e SRAG no Estado de Minas Gerais, que poderão contar com o apoio do setor empresarial.

Medidas simples auxiliam na prevenção à doença:

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;

- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Em casos de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.