segunda-feira, 29 de Agosto de 2016 17:26h Atualizado em 29 de Agosto de 2016 às 17:28h. AGENCIA MINAS

Governo de Minas Gerais prepara participantes para Conferência das Nações Unidas

Com o objetivo de trazer para o Estado a discussão e o acompanhamento da nova agenda urbana que será proposta na terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), na cidade de Quito, no Equador, em outubro deste ano, o Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e das Secretarias de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir) e de Planejamento e Gestão (Seplag), vai realizar, no dia 14 de setembro, das 8h às 16h, no Auditório do BDMG, na capital, o Workshop Habitat III / Etapa Minas Gerais.

A proposta do workshop é preparar os participantes para acompanhar a Habitat III, oferecendo-lhes a oportunidade de conhecer os atuais desafios e os paradigmas do desenvolvimento e, ainda, as boas práticas internacionais. Para isso, o evento vai contar com a presença de representantes de importantes redes como a Aliança Eurolatinoamericana de Cooperação entre Cidades - AL-LAs, que congrega cidades e governos locais da Europa e da América Latina, Metropolis, Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentáveis – SDSN - e WRI, além de estudiosos e pesquisadores sobre o assunto em âmbito nacional.

A Conferência

A Habitat III será a primeira das conferências globais após a Agenda de Desenvolvimento 2015. O debate internacional da nova agenda está contemplado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, em 2015, especialmente, no objetivo 11, que indica “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

A conferência promete ser única no sentido de reunir diferentes atores urbanos tais como governos, autoridades locais, sociedade civil, setor privado, instituições acadêmicas e outros grupos relevantes para revisar as políticas urbanas e de moradia que afetam o futuro das cidades dentro de uma arquitetura de governança internacional, focando na criação da “Nova Agenda Urbana” para o Século XXI, que reconheça as mudanças constantes na dinâmica da civilização humana.

Mais informações e inscrições para o Workshop Habitat III / Etapa Minas Gerais, estão disponibilizadas no endereço eletrônico da Agência RMBH, www.agenciarmbh.mg.gov.br.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.