terça-feira, 27 de Outubro de 2015 12:14h Agência Minas

Governo de Minas Gerais recebe visita de delegação chinesa

Memorando de entendimento entre o Estado e o Governo Popular de Yixing foi assinado para promover a cooperação

A troca de experiências para aprimorar o desenvolvimento social e econômico foi pauta, nesta terça-feira (27/10), da primeira reunião entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e o governo da cidade de Yixing, na China.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, ao receber a delegação chinesa, apresentou a capacidade que Minas Gerais tem para inovar. “Queremos investir em tecnologia para diversificar a economia mineira, indo além do café e mineração”, disse o subsecretário.

Os chineses também mostraram interesse em trocar conhecimento. Zhou Bin, vice-prefeito do Governo Popular de Yixing, destacou a importância de cooperação baseada nas áreas de economia, indústrias, cultura e educação. A cidade está entre as três mais desenvolvidas do país e o 6º maior centro econômico chinês.

O grande destaque da reunião foi a assinatura de um memorando de entendimento entre Yixing, República Popular da China, e o Estado. O documento fomenta a promoção e cooperação entre ambas as partes a fim de reforçar a amizade entre os povos das duas regiões. O interesse mútuo é na economia, comércio, cultura e educação. Além disso, devem facilitar as atividades de comunicação também nas áreas de ciência, tecnologia, mineração, energia solar e tratamento de água.

O Instituto HidroEx, órgão vinculado à Sectes, que é centro internacional de educação, capacitação e pesquisa aplicada em águas, foi apontado como um dos espaços propícios para os trabalhos. A assinatura irá garantir aos governos a continuação das atividades e a interação para futuras parcerias.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.