sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014 06:58h

Governo de Minas inicia encontros regionais para discutir o futuro da agricultura

Serão sete reuniões com o objetivo de definir ações de apoio ao setor até 2030

BELO HORIZONTE (13/2/2014) – A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abstecimento de Minas Gerais  irá realizar a partir da próxima semana uma série de encontros regionais com o objetivo de debater os novos desafios do setor.  Após os encontros, será elaborda uma agenda estratégica, que irá nortear as políticas públicas do setor até 2030.  Serão sete encontros pelo Estado. O primeiro será em Uberaba, no dia 18, com a presença das lideranças do agronegócio do Triângulo Mineiro.

Os outros encontros serão promovidos no dia 19 em Unaí (Noroeste e Alto Paranaíba); dia 21 em  Almenara (Vales do Jequitinhonha e Mucuri); dia 24 em  Montes Claros (Norte); dia 25 em Governador Valadares (Vale do Rio Doce e Zona da Mata); dia 26 em Divinópolis (Centro-Oeste);  e dia 27 em Alfenas (Sul). Todas as reuniões serão coordenadas pelo secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva.

“É hora de ver o que avançou depois do diagnóstico feito pelo governo em 2003 e identificar os gargalos que devem ser superados nos próximos 16 anos, com ações para o desenvolvimento sustentável do setor em Minas Gerais”, explica o secretário.   

Para nortear as discussões no interior do estado para a construção da agenda estratégica até 2030, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento elaborou uma pauta de discussões que reúne os cinco principais desafios para a humanidade nas próximas décadas, e que estão diretamente relacionados com a agricultura: pobreza, produção de alimentos, meio ambiente, recursos hídricos e energia. Estas questões estão entre os maiores desafios da humanidade relacionados pelo ganhador do prêmio Nobel de Química, Alan MacDiarmid.

“Além de ouvir os representantes da agricultura e pecuária no Estado – produtores, técnicos, pesquisadores e entidades do setor –  a Seapa está consultando também o Ministério da Agricultura, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário”, acrescenta Zé Silva. “Essa troca de informações é indispensável, porque as ações da agenda até 2030 devem ser integradas às políticas nacionais para  o setor.”

 

Agenda de Encontros Regionais -  Fevereiro/2014

Uberaba (Triângulo) – dia 18

Unaí (Noroeste e Alto Paranaíba) dia 19

Almenara (Vales do Jequitinhonha e Mucuri) – dia 21

Montes Claros (Norte) – dia 24

Governador Valadares (Vale do Rio Doce e Zona da Mata) – dia 25

Divinópolis (Centro e Centro-Oeste) – dia 26

Alfenas (Sul) – dia 27.  

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.