quinta-feira, 14 de Março de 2013 08:00h Márcia França de Azevedo (SEAPA)

Governo de Minas lança a Semana Internacional do Café

vento sediará em setembro a reunião comemorativa dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a maior feira de negócios do setor

O Governo de Minas lança na próxima segunda-feira (18/03) a Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8a edição do Espaço Café Brasil. Ela se insere nos esforços de internacionalização do Estado empreendidos pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo.

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a OIC, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.

A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber sua 50a reunião da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do grão.

Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater os rumos do mercado de café.

O Espaço Brasil Café, que em sua 8a edição chega pela primeira vez a Minas, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.

No evento de lançamento, será realizada uma coletiva com o vice-governador e coordenador do Fórum das Cadeias Produtivas do Café, Leite e Cachaça, Alberto Pinto Coelho; o diretor-executivo da OIC, Robério Silva; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; o presidente da Faemg, Roberto Simões; e o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha. Após a coletiva, eles permanecerão à disposição da imprensa para mais informações.

 

Lançamento da Semana Internacional do Café

Local: BDMG – Sala Guimarães Rosa, 2º andar

Rua da Bahia – 1600 – Lourdes – Belo Horizonte

Data: 18 de março (segunda-feira)

Horário: 9h30

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.