quinta-feira, 7 de Novembro de 2013 12:03h Redação

Governo de Minas lança curso de especialização em Comunicação e Saúde

Edital da pós-graduação, que será gratuita, foi lançado pela Secretaria de Saúde e pela ESP-MG, em solenidade nesta quinta-feira

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e o diretor da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Damião Mendonça, lançaram nesta quinta-feira (7) o edital do curso de pós- graduação, em nível de especialização, voltado para a área de “Comunicação e Saúde”. O curso é gratuito e será ministrado pela ESP.

A pós tem como objetivo especializar profissionais que atuam ou desejam atuar em áreas de interface da Comunicação e Saúde, e é voltada para profissionais de comunicação de mídias impressas, rádio, televisão ou internet; em assessorias de comunicação e/ou imprensa; conselhos profissionais de classe da área de saúde ou recém-graduados. São 35 vagas distribuídas por áreas de atuação do profissional. A carga horária é de 360 horas.  As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com periodicidade quinzenal, na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.

De acordo com Antônio Jorge, o curso vai se somar a todos os esforços já empreendidos até agora e atrairá para dentro do sistema os profissionais de comunicação que têm interesse em uma discussão do contexto histórico e dos princípios que regem a organização, sobre o financiamento, sobre a regulação e a gestão do SUS. “Essa pós também abrirá espaço para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica em relação às políticas, métodos, técnicas e tecnologias de comunicação relacionados à saúde. Tudo isso, virá contribuir, certamente, para que, por meio das ações no campo da Comunicação e Saúde, seja possível fomentar as políticas do SUS, contribuindo de fato para a evolução do sistema, com maior entendimento, tanto pelos usuários, quanto pela sociedade. Hoje, temos jornalistas especialistas em economia, moda e por que não temos especialistas em saúde pública? O SUS é da nação brasileira”, completou.

O diretor da ESP-MG, Damião Mendonça, ressaltou que a comunicação é percebida como componente importante dessa interface na consolidação da política de saúde. “Vamos abranger duas áreas importantes para a população, buscando assim construir oportunidade para aproximação da imprensa com o SUS”, disse.

25 anos do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 25 anos de existência em 2013 e está presente nas pautas da maioria dos profissionais de jornalismo. Conhecer como funciona e quais são as principais dificuldades deste sistema é um dos grandes desafios destes profissionais.

Para o secretário de Saúde, o SUS tem se notabilizado, nos últimos anos, por importantes avanços. “As estratégias desenvolvidas por Minas Gerais se situam na linha do ‘Estado aberto e em rede’, que busca uma gestão voltada para o fortalecimento da cidadania, com vistas à participação e à inclusão social,” concluiu.

O edital do curso estará disponível a partir desta sexta-feira (8) no site da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e da Escola de Saúde Pública.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.