quinta-feira, 6 de Outubro de 2011 15:17h André Bernardes

Governo do Estado abre inscrições para Programa de Educação Profissional

A Secretária de Estado de Educação, SEE, abriu as inscrições para a sexta edição do Programa de Educação Profissional, PEP, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para quem estuda ou estudou na escola pública.


Para Divinópolis foram liberadas 530 vagas e nove cursos como análises clínicas, eletrônica, enfermagem, farmácia, informática, meio ambiente, química, contabilidade e segurança do trabalho. Em todo o estado o programa irá disponibilizar 30 mil vagas para jovens de 115 municípios e 60 opções diferentes de cursos. O investimento do Governo de Minas nesta edição do PEP é de cerca de R$ 129 milhões.


Para o programa acontecer, o governo faz parcerias com entidades particulares. Em Divinópolis, a escola que oferece os cursos é o CECON. Cristina Couto, diretora da escola, diz que o programa é uma oportunidade para o aluno da escola pública aprender uma profissão. “A prioridades são para os alunos que estão matriculados no segundo e terceiro ano das escolas estaduais de ensino médio. Mas quem já tem o ensino médio concluído e que não esteja cursando o ensino superior pode fazer também. Uma vez inserido na escola ele tem todos os benefícios que a escola oferece” contou.
Os interessados devem efetuar as inscrições pelo site da Secretaria de Estado de Educação www.educacao.mg.gov.br, até 21 de outubro e deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º anos do ensino médio na rede pública estadual, no 1º ou 2º anos do curso de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio, EJA, porém em aulas presenciais, ou ter concluído o ensino médio também em qualquer escola, desde que não esteja cursando o ensino superior.


Quem não tiver computador em casa poderá fazer, gratuitamente, sua inscrição pela Internet, no laboratório de informática dos Colégios CECON e SÍNTESE, rua Rio Grande do Norte, 264, Centro, Divinópolis, no horário de 09 às 12 horas e de 13:00 às 22:00 horas de segunda a sexta-feira, até o dia 21 de outubro. O candidato precisa ficar atento ao manual que será mostrado no ato da inscrição.


A prova aborda questões de Matemática e de Língua Portuguesa. O candidato deverá comparecer ao local das provas munido de documento oficial com foto, comprovante de inscrição, CPF, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.


O PEP foi criado pelo Governo de Minas em 2007 para oferecer a oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens do estado e já atendeu mais de  200 mil estudantes e investiu R$ 569 milhões.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.