quarta-feira, 18 de Maio de 2016 14:07h Agência Minas

Governo do Estado leva o Fopemimpe à Zona da Mata

Os pequenos negócios recebem o fórum como aliado estratégico para o fortalecimento da economia regional

O Governo de Minas Gerais, com o apoio de representantes da iniciativa privada, leva o Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe) aos Territórios de Desenvolvimento. Nesta quarta-feira (18/5), foi a vez da Zona da Mata receber o evento. A reunião foi realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juiz de Fora.

Com boa participação de representantes do território, o secretário-geral do Fopemimpe estadual, Fernando Passalio, conduziu o evento apresentando o conceito e as finalidades do fórum, o regimento interno e a dinâmica de funcionamento. Também foram aprovados novos integrantes e definidas as primeiras ações do Fopemimpe regional.

Entre os principais temas abordados no encontro estão as ações para simplificar a formalização de empresas e o acesso às novas tecnologias. Entre os municípios presentes estavam Juiz de Fora, Astolfo Dutra, Bicas, Carangola, Cataguases, Espera Feliz, Goianá, Leopoldina, Maripá de Minas, Muriaé e Ubá, cuja agência de desenvolvimento vai abrigar a secretaria regional do fórum.

 

 

 

O Fopemimpe segue a mesma lógica dos Fóruns Regionais instalados nos Territórios de Desenvolvimento de ampliar o diálogo com a sociedade. Ou seja, todas as demandas serão objeto de atuação do Fopemimpe junto às estruturas governamentais e privadas para discutir assuntos que melhorem a competitividade das micro e pequenas empresas.

"A sociedade civil está cada vez mais organizada, trabalhando com o poder público na busca de soluções para as dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios, que são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, tanto no comércio quanto no segmento de serviços", disse Fernando Passalio.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.