quarta-feira, 27 de Janeiro de 2016 10:24h Agência Minas

Governo do Estado mantém grupo permanente para tratar da questão hídrica

Força tarefa criada no ano passado terá continuidade para garantir abastecimento de água e dar andamento a ações estruturantes

Por determinação do governador Fernando Pimentel, o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, coordenou na tarde dessa terça-feira (26/1) a reunião do Grupo de Gestão Hídrica, um desdobramento da Força Tarefa da Crise Hídrica criada em março do ano passado para lidar com os efeitos da seca prolongada e a redução dos reservatórios.

“Não é porque estamos tendo um maior volume de chuva esse ano que vamos descuidar. Esse grupo irá trabalhar para garantir a suficiência hídrica para Minas Gerais nos próximos anos por meio de ações estruturantes, como Plano Estadual de Saneamento Básico, o Plano de Recursos Hídricos do Semi-Árido Mineiro, o fortalecimento do Água para Todos, além do monitoramento constante de Três Marias coordenado pela Agência Nacional de Águas”, detalha Helvécio Magalhães.

Segundo o secretário, a partir estudos feitos por diversos órgãos, o Governo terá dados atualizados da geologia, clima e uso do solo, dentre outras informações importantes, para planejar as ações de médio e logo prazos.

O Grupo de Gestão Hídrica é composto também pelos secretários Paulo Guedes, da Sedinor, Tadeu Martins, da Sedru, Murilo Valadares, da Setop, a presidente da Copasa, Sinara Menezes, a presidente do Igam, Fátima Chagas, e representantes da Cemig.

O grupo irá se reunir mensalmente para acompanhar a execução dos projetos que possuem interface com a questão hídrica e dar encaminhamento às demandas dos 17 Territórios de Desenvolvimento apresentadas nos Fóruns Regionais de Governo.

Segundo Magalhães, paralelamente, o Governo continuará a campanha pelo uso racional da água. “É preciso que a população mantenha as medidas de economia para ampliar o volume dos nossos reservatórios e garantir que não falte água no futuro ”, afirma.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.