segunda-feira, 28 de Outubro de 2013 07:48h

Governo Federal investe R$ 17 milhões para apoiar recuperação de vias rurais em Minas

O Governo Federal vai equipar mais 88 municípios mineiros com máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A entrega, que inclui 75 retroescavadeiras e 15 motoniveladoras, ocorrerá às 14h, desta segunda-feira (28), em Uberlân

O Governo Federal vai equipar mais 88 municípios mineiros com máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A entrega, que inclui 75 retroescavadeiras e 15 motoniveladoras, ocorrerá às 14h, desta segunda-feira (28), em Uberlândia (MG), a aproximadamente 540 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, participará do evento representando a presidenta da República, Dilma Rousseff.
Os maquinários distribuídos têm como principal atividade a recuperação e abertura das estradas vicinais. O aperfeiçoamento das vias deve atender mais de 160 mil pessoas moradoras do campo, entre elas 28 mil famílias de agricultores familiares.

A maior parte dos municípios selecionados para esta entrega está localizada nas regiões do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata e Centro-Oeste de Minas. Os municípios de Ewbank da Câmara e Cascalho Rico receberão exemplares dos dois maquinários doados. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para adquirir os equipamentos foi superior a R$ 17 milhões.

Com a manutenção garantida das estradas utilizadas pelos agricultores familiares, o delegado federal do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho, acredita que os produtores mineiros terão condição de alcançar novos mercados. “Essas regiões têm como característica muito forte a produção de leite, queijo e o cultivo de café. A melhoria das estradas vai facilitar o escoamento da produção oriunda da agricultura familiar, tanto para a venda no mercado local, regional, como também para comercialização para todo o Brasil”, afirma.

A expansão dos produtos comercializados, a partir do fortalecimento da agricultura familiar, também é apontada pelo prefeito de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro, como uma das principais conquistas para o campo. “Aqui, em Sacramento, temos cerca de 350 famílias de agricultores familiares que já participam ativamente do desenvolvimento econômico do município. Com o recebimento da retroescavadeira, esse processo será potencializado. A máquina vai ajudar a prefeitura a ser mais parceira dos agricultores e a fomentar, ainda mais, o desenvolvimento desse segmento”, pondera.

PAC MG

Se contabilizado com a entrega desta segunda-feira (28), Minas Gerais terá recebido 867 equipamentos do PAC 2. O número equivale a 570 retroescavadeiras; 185 motoniveladoras; 72 caminhões-caçamba; 18 caminhões-pipa; e 22 pás carregadeiras. Outros 1.777 maquinários serão doados para os municípios do estado até a finalização do programa, que ocorrerá no início do próximo ano.

Serviço
Entrega de máquinas do PAC 2 para municípios de Minas Gerais
Dias: 28 de outubro (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório do Sindicato Rural de Uberlândia, situado na Avenida Juracy Junqueira de Rezende, 100, Bairro Pampulha, Uberlândia (MG).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.