sábado, 29 de Março de 2014 07:37h

Grupo de Segurança realiza simulação de ação tática no metrô de Belo Horizonte

Retirada, socorro as vítimas e descontaminação do local serão algumas das ações testadas pelo Grupo que atuará na Copa do Mundo 2014.

O Grupo Interinstitucional de Proteção do Estado de Minas Gerais realizará neste domingo (30/03) uma simulação de ação tática de resposta a acidentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN). O simulado será na Estação Gameleira do metrô de Belo Horizonte, a partir de 0h, de sábado para domingo, e faz parte do programa de preparação para atender os eventos da FIFA que Belo Horizonte sediará em junho e julho deste ano.

O objetivo é testar a eficácia da ação para redução de danos e contenção de material QBRN que podem causar danos aos usuários do metrô em caso de acidente. A simulação vai contar com a retirada e socorro a vítimas, que serão atores, descontaminação do local, recolhimento e análise do agente. A Fundação Ezequiel Dias (Funed), através de seus laboratórios, durante os eventos da Copa do Mundo, será responsável pelo diagnóstico de possíveis bio-ameaças.

Recentemente, com recursos da Secretaria de Estado de Saúde, a instituição adquiriu um Detector Biológico, aparelho de alta tecnologia que reduz de 12 dias para 2 minutos o tempo de resposta em relação a algum agente suspeito. “A Funed, como órgão público, é peça fundamental na segurança dos eventos de massa. Temos a importante missão de promover e proteger a saúde da população e colaborar para que todo o Estado tenha resposta eficiente, se necessário”, afirma o presidente da Funed, Francisco Tavares.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Proteção Pública (GPP) da Funed, Adriane Zacarias, que irá participar da simulação, este é o momento de testar os protocolos de ação e proporcionar uma experiência real. “O simulado é a oportunidade de todos os agentes de resposta trabalharem juntos, coordenadamente. Nós esperamos que não haja nenhuma ocorrência deste tipo durante os eventos, mas se for preciso, estaremos preparados para agir de maneira rápida e eficaz”.

Estação Gameleira pode ter maior fluxo durante a Copa

A expectativa é que o metrô, especificamente a Estação Gameleira, tenha um grande fluxo de pessoas com destino ao Expominas, onde serão realizadas as Fan Fest da FIFA. Esses eventos são áreas de exibição públicas da FIFA, com entrada franca e exibição de jogos em telões e palco de shows.

Segundo Maurício Silva, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH), o metrô transporta em dias úteis, cerca de 270 mil pessoas. “Ainda não é possível precisarmos o número exato que vamos transportar em dias de jogo, com a circulação de turistas e torcedores. Mas independentemente, vamos estar preparados para proporcionar segurança a todos os usuários”.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.