segunda-feira, 12 de Maio de 2014 05:13h

Hemominas participa de projeto de doação de sangue para a Copa do Mundo

Unidade móvel para doação de sangue será disponibilizada em todas as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo.

Do dia 13 ao dia 16 de maio, os mineiros estão convocados a participar da campanha de doação de sangue “Tour do Carinho”. A iniciativa é uma parceria entre 12 hemocentros públicos das cidades-sede dos jogos da Copa e a empresa incentivadora, a Johnson & Johnson, que cede uma unidade móvel para doação de sangue, além de apoio administrativo de forma itinerante.

Além de garantir os estoques de sangue neste período, outro objetivo do projeto é mobilizar novos doadores. Na capital, a unidade de coleta móvel será montada na Praça Sete e terá capacidade de atender até quatro doadores por vez, no horário de 9h às 16h. Para isso, a Fundação Hemominas de Belo Horizonte irá disponibilizar uma equipe de funcionários para atender os candidatos à doação de sangue.

Segundo a chefe do setor de Captação de Doadores do Hemocentro de Belo Horizonte, Hellen Duppin, a parceria é importante para divulgar o ato solidário da doação de sangue. “É uma grande ação com uma empresa multinacional apoiando a causa. A Copa do Mundo está se aproximando e desviará a atenção das pessoas quanto à doação de sangue, por isso devemos incentivar a campanha”, afirmou.

Obra de arte

Além do ônibus que percorrerá as capitais, os doadores farão parte da criação do artista visual Eduardo Srur. A obra simula uma bolsa de sangue vazia de 4 metros de altura, que será preenchida com corações de vinil assinados pelos doadores. Os corações arrecadados durante a campanha serão doados pela Johnson & Johnson do Brasil aos hemocentros parceiros.

Em todo o Brasil, as doações pretendem totalizar 20 mil bolsas, como parte do Plano de Contingência de Sangue para o período do evento da FIFA. A expectativa em Minas Gerais é coletar cerca de 400  bolsas nos quatro dias de campanha, que representa 5 % do movimento médio mensal do Hemocentro de Belo Horizonte. A campanha pode ser acessada pelo site careinspirescare.com/br/dousanguepelobrasil.  A primeira ação iniciou-se em São Paulo, em 11 de março. O fechamento da campanha acontece no Rio de Janeiro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.