sábado, 5 de Dezembro de 2015 03:50h Atualizado em 5 de Dezembro de 2015 às 03:52h. Agência Minas

Iluminação de Natal é inaugurada com novidades e atrações especiais na Praça da Liberdade

Apresentações musicais e projeções mapeadas ampliam experiência do público. Atividades são fruto da parceria entre a Cemig, o Iepha e o Circuito Liberdade

Ao lado de alunos da Rede Estadual de Ensino, o governador Fernando Pimentel e a primeira dama, Carolina Oliveira, inauguraram, na noite de quinta-feira (3/12), a iluminação de Natal da Praça da Liberdade. A festa, aberta a toda a população, contou com a apresentação do Coral Gremig - formado por funcionários da Cemig - e com uma projeção mapeada na fachada do Palácio da Liberdade. A chegada do Papai Noel completou a animação do público, que lotou as alamedas e ruas principais da Praça e de seu entorno.

Realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) desde 1987, neste ano o tradicional Natal de Minas trouxe um conceito diferente dos anos anteriores e algumas novidades para o público, a partir da parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e o Circuito Liberdade.

Com o objetivo de valorizar o patrimônio da Praça e intensificar a experiência e o convívio das pessoas, a decoração natalina ganhou novas formas e veio alinhada a uma programação cultural diversificada, com direito a exibição de uma projeção mapeada na fachada do Palácio da Liberdade e ao fechamento do trânsito para carros.

A cor escolhida para nortear a decoração foi o branco e os detalhes dos enfeites fazem referência ao barroco mineiro. Para alcançar o efeito desejado, os organizadores não pouparam esforços e acessórios de iluminação. Foram utilizados mais de 400 mil microlâmpadas, cerca de 6 mil metros de mangueiras luminosas e 1.050 lâmpadas strobo, além de 530 enfeites de luz, como estrelas, globos e holofotes. No cenário, o coreto ganha destaque. Coberto por milhares de microlâmpadas, a pequena construção do centro da Praça parece flutuar num mar de luzes.

“Ressaltado pelas luzes, o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade é a grande estrela da decoração. Queremos reforçar a vocação deste espaço como importante ponto de convívio e fruição da população, sempre com respeito ao patrimônio cultural que temos aqui”, explica Michele Arroyo, presidente do Iepha.

Já na estreia das luzes, o público se surpreendeu com a projeção mapeada preparada especialmente para a ocasião. O video mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que permite a realização de uma projeção numa superfície irregular, em que a imagem interage com a “tela”, criando novos movimentos e efeitos. No caso, a “tela” foi o próprio Palácio da Liberdade, que se viu desmanchado, remodelado, desconstruído e, depois, novamente restaurado. Até a véspera de Natal (24/12) os visitantes terão duas sessões da projeção todos os dias: às 20h30 e às 21h30.

Uma série de apresentações de corais, bandas e grupos teatrais também acontecerá na Praça da Liberdade durante todo o período natalino, sempre às 19h30 e às 20h45. Para facilitar a circulação do público e o aproveitamento das atividades, o trânsito será parcialmente fechado no entorno da Praça, das 20h às 23h.

A agenda de atrações prosseguirá até o dia 6 de janeiro, coincidindo com o período da decoração realizada pela Cemig. Os eventos acontecerão na própria Praça e também nas escadarias dos edifícios históricos ou no interior dos centros de cultura do Circuito Liberdade. Confira a programação completa no site www.circuitoculturalliberdade.com.br.                                                      

Outra novidade do Natal de Minas da Praça da Liberdade, talvez a preferida da criançada, é a Casa do Papai Noel, que foi instalada no anexo da Biblioteca Pública, com acesso pela Praça Carlos Drummond de Andrade, entre o Memorial Minas Gerais Vale e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. O espaço ficará aberto, de quinta a domingo, das 15h às 22h, e de segunda a quarta, das 15h às 21h.

O Centro de Atendimento ao Visitante do Circuito Liberdade (Prédio Verde) funcionará, até o dia 23 de dezembro, das 12h às 21h, diariamente. No local, os visitantes poderão obter informações sobre a programação cultural e as mudanças de trânsito efetuadas no período. Também serão disponibilizados banheiros químicos para o público, das 18h às 22h.

 

Créditos: Izabel Chumbinho/Iepha

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.