segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011 00:00h

IMA realiza mais de 5 mil fiscalizações do comércio de sementes e mudas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou em 2010, um total de 5.061 fiscalizações do comércio de sementes e mudas em todo o Estado e fechou o ano com 2.305 lojas e comerciantes inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

O objetivo é garantir e comprovar a qualidade das sementes e mudas comercializadas em território mineiro. As fiscalizações são realizadas três vezes ao ano nos estabelecimentos comerciais. Nos municípios que não possuem estabelecimentos registrados, o IMA fiscaliza os potenciais comercializadores desses produtos em cada região. Já a fiscalização da produção é de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que Minas Gerais é pioneiro na fiscalização do comércio de sementes e mudas. “Desde 2007, o IMA controla a venda destes insumos, além de ser o primeiro órgão de defesa agropecuária estadual a realizar este tipo de fiscalização. Isso contribui para que o estado seja polo na produção de sementes e mudas de alta qualidade”, afirma.

O responsável pelas fiscalizações do comércio de sementes e mudas no IMA, o engenheiro agrônomo da Gerência de Defesa Vegetal José da Silva Xavier, explica a importância deste trabalho. “As sementes e mudas são base para a lavouras ou plantios bem sucedidos. Devido a isso, as fiscalizações e análises são importantes para atestar a qualidade e procedência desses insumos aos produtores e consumidores finais, além de evitar a disseminação de doenças que possam afetar as áreas plantadas”, informa.

De acordo com o Ministério, para produzir, exportar e importar sementes ou mudas é necessário estar inscrito no Renasem, no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e cumprir as normas e procedimentos estabelecidos pela legislação vigente.

Análise de Sementes
Além da fiscalização, o IMA realiza análises de sementes para avaliar a pureza e germinação e outros parâmetros para o plantio. Esse trabalho tem como objetivo permitir ao produtor rural o plantio de sementes de qualidade para gerar uma maior produtividade.

As análises são realizadas no Laboratório de Análise de Sementes (LASE) do próprio Instituto. Os interessados em encaminhar seus produtos para análise devem acessar o site do IMA www.ima.mg.gov.br para maiores informações.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.