segunda-feira, 19 de Agosto de 2013 13:17h

Incra/MG é imitido na posse da Fazenda Fortaleza de Sant´Anna

O Incra/MG foi imitido na posse da fazenda Fortaleza de Sant´Anna por auto lavrado na comarca de Rio Novo (MG) na sexta-feira (16). O imóvel tem 4,3 mil hectares localizados entre os municípios de Goiana (MG), Coronel Pacheco (MG), Chácara (MG) e São João

O Incra/MG foi imitido na posse da fazenda Fortaleza de Sant´Anna por auto lavrado na comarca de Rio Novo (MG) na sexta-feira (16). O imóvel tem 4,3 mil hectares localizados entre os municípios de Goiana (MG), Coronel Pacheco (MG), Chácara (MG) e São João Nepomuceno (MG).

 

A fazenda, considerada grande propriedade improdutiva em vistoria do Incra, teve decreto presidencial para fins de reforma agrária publicado no Diário Oficial da União no dia 26 de dezembro de 2011.

 

Em março de 2010, cerca de 150 famílias do MST ocuparam a área no acampamento Denis Gonçalves. Outras 100 famílias formadas por ex-trabalhadores da fazenda também vivem no local. Laudo do Incra/MG prevê a instalação de 121 famílias no local com a criação de assentamento da reforma agrária.

 

A Fazenda Fortaleza de Sant´Anna é importante patrimônio histórico e arqueológico. Sua sede e outras instalações foram visitadas inclusive pelo imperador Dom Pedro II. Em sítio arqueológico dentro da propriedade foram encontradas três múmias e instrumentos indígenas pertencentes ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A Fazenda tem potencial para exploração agropecuária e turismo rural.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.