segunda-feira, 13 de Agosto de 2012 14:55h Gazeta do Oeste

Índice de morte por câncer relacionado ao tabagismo ainda é alto

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que 37% dos casos de câncer do país previstos para esse ano estarão relacionados ao tabagismo. Os percentuais dos cânceres causados pelo tabaco, comparados com todos os casos novos para 2012, ficam em 45 % nas mulheres e 34% nos homens do Norte do País; 43% no sexo masculino e 35% no feminino na região Sudeste; 40% nas mulheres e 35% nos homens do Centro-Oeste e, 35% do sexo masculino e 40% do feminino na Região Centro-Oeste do Brasil.

 

 

O estudo também mostra que se considera uma expectativa de vida até os 80 anos, os brasileiros podem perder até seis anos potenciais de vida e, as brasileiras, até cinco anos, devido a alguns tipos de câncer tabaco-relacionado. O fumo passivo também pode levar ao problema.

 

Segundo estudos, pessoas expostas ao fumo passivo têm risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão. No Brasil, pelo menos, 2.655 não-fumantes morrem a cada ano por doenças atribuídas ao tabagismo passivo.

 

 

 

 

 

 

R7

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.