terça-feira, 6 de Setembro de 2016 12:51h Fiemg

Indústria da Construção debate PPPs durante o Minascon 2016

Maior evento do setor no estado promove seminário “Concessões e Parcerias – Ampliação das Oportunidades de Negócios” no dia 7 de setembro

Empresários mineiros poderão obter mais informações sobre as parcerias público-privadas (PPPs) durante o Minascon 2016. Em parceria com o Sistema FIEMG, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o SENAI Nacional trazem a BH o seminário “Concessões e Parcerias – Ampliação das Oportunidades e Negócios”, no dia 07 de setembro, a partir das 14 horas, no Expominas.


O seminário acontecerá dentro da programação oficial do Minascon 2016 e é gratuito. Como especialistas, participam do seminário os advogados Letícia Queiroz e Fernando Vernalha. Letícia é advogada e consultora de direito público e infraestrutura, com ampla experiência em licitações e contratações públicas. Já Vernalha é advogado especializado em infraestrutura, sócio da Vernalha Guimarães & Pereira Advogados e ex-Consultor jurídico da Unidade de PPP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

O  vice-presidente da FIEMG e Presidente da Câmara da Indústria da Construção, Teodomiro Diniz Camargos, acredita que o evento é uma oportunidade para o empresariado mineiro. “O empresário poderá ampliar seu conhecimento das técnicas jurídicas de estruturas das PPPs. Minas Gerais é o estado com maior número de municípios. Por menor que eles sejam, cada um tem sua particularidade. As PPPs devem se popularizar como a forma mais viável de financiamento de obras públicas e o seminário irá colaborar na disseminação dessas parcerias em todo o estado.”


Disseminação
O foco central é da iniciativa é que a temática seja debatida e se espalhe entre os empresários, contribuindo para a criação de um mercado mais amplo, organizado e competitivo. “Cada estado da Federação é um potencial contratante de Concessões e PPPs, com suas próprias circunstâncias positivas e desafios”, ressalta o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. "Por isso, sentimos a necessidade de abordar o assunto em escala local. As PPPs costumam ocorrer majoritariamente nos âmbitos estadual e municipal”, completa.


Por parte do empresariado da construção civil, as novas perspectivas de negócios junto ao poder público, por meio de contratos de concessões e PPPs, são animadoras nesse momento econômico desfavorável para o setor produtivo. E não somente as grandes corporações são beneficiadas. 

De acordo com o presidente da CBIC, esses modelos sempre foram centralizadores, “contudo, o objetivo é buscar um que permita maior concorrência e a participação de um maior número de empresas, mesmo as pequenas e médias, nessas oportunidades de negócios”. Por tudo isso, tornou-se de extrema importância a divulgação do tema por todo o Brasil, especialmente entre as empresas de menor porte, que podem perceber novas possibilidades de atuação local.


O seminário conta com o apoio do CREA-MG, SICEPOT-MG, Associação Brasileira de Cimento Portland, Sinduscon-MG e SEBRAE.

 


Seminário “Concessões e Parcerias – Ampliação das Oportunidades de Negócios”

Data: 07 de setembro de 2016
Horário: 14h00
Local: Av. Amazonas, 6.030, Gameleira - Belo Horizonte / Minas Gerais
Informações e inscrição: 
http://infraestruturaeppps.com.br/eventosregionais/belo-horizonte.html

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.