quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014 07:08h

Inscrições abertas: mostra vai destacar experiências bem sucedidas dos conselhos escolares

Inscrições podem ser feitas até 17 de março de 2014

Uma oportunidade para evidenciar as experiências dos colegiados escolares das redes públicas de ensino de todo o país. A “Mostra do Conselho Escolar: queremos um bom Conselho” está com inscrições abertas para a seleção das experiências dos conselhos escolares. As instituições interessadas têm até o dia 17 de março de 2014 para realizarem as inscrições. No ato de inscrição, que deve ser feita no site: bonsconselhos.org.br, o conselho escolar deverá escolher entre as categorias: Gestão Democrática e Melhoria da Qualidade da Educação.

As instituições interessadas têm até o dia 17 de março de 2014 para realizarem as inscrições. 
 

As experiências inscritas serão avaliadas nos critérios como: ações desenvolvidas à ampliação da participação do conselho escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola que resultem na melhoria da qualidade da educação; contribuição para a garantia do acesso e permanência do estudante na escola; ações que propiciem a participação dos estudantes, das famílias/responsáveis, dos trabalhadores da educação e das comunidades escolar e local no processo socioeducativo das escolas e no desenvolvimento das atividades no âmbito do conselho escolar; melhoria do funcionamento das escolas de educação básica e enriquecimento das oportunidades educativas e dos recursos pedagógicos para estudantes, profissionais da educação e demais trabalhadores da educação; e relevância para cumprimento do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e das diretrizes e metas do Plano Nacional da Educação.

Seleção

O processo seletivo será realizado em três etapas em que serão observados os seguintes critérios: tempo mínimo de um ano de implementação da experiência; preenchimento completo do formulário de inscrição e envio eletrônico dos documentos solicitados. Dessa fase serão selecionadas 20 experiências para a realização de avaliações in loco. No momento seguinte haverá a indicação das 10 experiências de conselho escolar para serem reconhecidas pelo Ministério da Educação e os parceiros da Mostra Nacional.

Responsável pelo processo seletivo da “Mostra do Conselho Escolar: queremos um bom Conselho”, a comissão organizadora é composta por membros da Secretaria de Educação Básica (SEB), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef no Brasil), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Agenda Pública.

Para mais informações sobre a “Mostra do Conselho Escolar: queremos um bom Conselho”, acesse a página oficinal, no endereço: bonsconselhos.org.br.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.